Fale no WhatsApp

Atualização da planilha de frete para o módulo Matrix Rate

Meios de Envio - imagem: Martin Barraud/OJO ImagesPara fazer o download da planilha de modelo para o Matrix Rate, vá até o final do post

Em 2012, eu compartilhei aqui no blog a planilha modelo que eu utilizo para cadastro das faixas de CEP, a ser importada no Matrix Rates, módulo para Magento da Web Shop Apps. Esse módulo permite que se importe no Magento uma planilha com diferentes faixas de peso, CEP e forma de entrega e é bem utilizado para quem tem transportadoras entre as opções disponíveis para entrega na loja virtual.

Depois da experiência do primeiro post, resolvi dar uma melhorada visual na planilha e também nas instruções, para facilitar a vida dos profissionais, e agora reedito o post inicial, com um melhor passo-a-passo e as principais dúvidas já solucionadas.

O primeiro passo é solicitar um arquivo com as regiões, pesos e valores praticados por sua transportadora, a partir do seu CEP. Esse arquivo normalmente é uma tabela e contém todos os estados em que ela atua, com os valores por peso para capital e interior.

Preparando a planilha de formas de entrega

Com esse arquivo, você pode partir para a planilha. Como você já sabe, no Brasil, os CEPs são organizados por zonas (124 zonas), com faixas de CEPs em sua maioria coincidentes com os estados – divididos entre Capital e Interior. Nessa nova planilha, já foi eliminada a zona 76, em Roraima, mantendo apenas a zona 75, com todos os CEPs para aquele estado. Você deve preencher cada uma das linhas desejadas com base no arquivo que sua transportadora lhe forneceu, conforme o modelo abaixo:

País Estado Cidade Zip/Postal Code From Zip/Postal Code To Weight From Weight To Preço Entrega Delivery Type
* * * 01000000 10999999 0 10 5 São Paulo – capital
* * * 11000000 19999999 0 10 7 São Paulo – interior
* * * 01000000 10999999 10 20 8 São Paulo – capital
* * * 11000000 19999999 10 20 12 São Paulo – interior
* * * 01000000 10999999 20 30 10 São Paulo – capital
* * * 11000000 19999999 20 30 15 São Paulo – interior
* * * 01000000 10999999 30 50 20 São Paulo – capital
* * * 11000000 19999999 30 50 30 São Paulo – interior

Você ainda pode acrescentar diferentes formas de entrega, se quiser complicar um pouco mais, passando para um esquema de faixa de CEP x peso x forma de entrega. Cinco exemplos de formas de entrega para SP – Capital seriam:

  • São Paulo – Capital – Motoboy
  • São Paulo – Capital – Transportadora – Entrega Convencional
  • São Paulo – Capital – Transportadora – Entrega Expressa
  • São Paulo – Capital – Sedex
  • São Paulo – Capital – PAC

Isso significa que você deve ter uma linha para cada faixa de CEP, peso e meio de entrega. No exemplo anterior, o Sedex e o PAC vêm direto do módulo dos correios, mas as demais podem ser inseridas no Matrix Rates. Se optar por três meios de entrega em 5 faixas de peso, entregando em todo o Brasil, você terá 1.860 linhas em sua planilha. Preste bastante atenção ao fazer isso para não trocar linhas por acidente.

Você pode preencher essa planilha no Microsoft Excel, sem problemas. Quando terminar, recomendo que passe a usar o Open Office Calc para as etapas seguintes. O Excel tem um sério problema em lidar com UTF-8 e com arquivos em CSV. Então, abra o arquivo no Open Office e salve como CSV. No processo de conversão, ele pedirá os parâmetros (mantenha vírgula e aspas duplas) e escolha o UTF-8 com formato. Pronto, o arquivo CSV está pronto para ser importado no Magento.

Instalando o Matrix Rate

O WebShopApps Matrix Rate é disponibilizado gratuitamente no Magento Connect e basta pegar a chave disponível lá e proceder com a instalação pelo painel da loja. Lembre-se de testá-lo primeiro em uma instalação própria para isso.

Para importá-lo, vá em Sistema -> Configuração e busque a aba Formas de Entrega (ou Meios de Entrega, conforme sua tradução). Localize a aba do Matrix Rates e preste atenção em dois detalhes:

a) para poder importar o arquivo, é preciso que o nível de configuração esteja marcado como website (na caixa de seleção no alto, à esquerda)

b) não se esqueça de selecionar a opção Sim em Use Numeric Zipcode Ranges. É isso que determina as faixas de CEP ao invés de um CEP pontual.

Seleção de faixas de CEP no Matrix Rates- imagem: André Gugliotti

Ah, um último detalhe importante: no Brasil, os CEPs têm um traço (90560-003) e isso pode resultar em um erro na hora de calcular os fretes. Um erro silencioso na verdade, porque o Matrix Rate não retornará nenhuma informação. A solução pra isso foi compartilhada pelo Luciano Bonfim e é bem simples. Eu preferi deixar a solução aqui ao invés do arquivo, para dar mais flexibilidade:

a) localize o arquivo \app\code\community\Webshopapps\Matrixrate\Model\Mysql4\Carrier\Matrixrate.php

b) dentro do arquivo, busque por volta da linha 40 a chamada:

$postcode = $request->getDestPostcode();

c) logo após essa linha, insira o seguinte:

$postcode = str_replace(‘-‘,”,$postcode);

.comentários

Newsletter!

Cadastre o seu e-mail e
receba as nossas novidades

    O e-mail é salvo em banco de dados para consulta futura.
    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplica a Política de Privacidade
    e os Termos de Serviço do Google.