,

Diferença entre persona e público-alvo

Persona

É comum confundir, porém existe uma grande diferença entre persona e público-alvo.

Abaixo segue um caso prático:

  • Persona: Gabriel tem 31 anos, é solteiro, programador recém-formado e trabalha em uma empresa de tecnologia. Pensa em se desenvolver profissionalmente fazendo um intercâmbio. Está buscando uma empresa especializada que o ajude a criar todo o seu planejamento no exterior.
  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 40 anos, casados, graduados, com renda média mensal de R$ 5.000. Viajam pelo menos 1 vez por ano para o exterior.

Ou seja, o público-alvo é de forma geral, uma parcela muito abrangente da sociedade que teria interesse pelos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Já a persona, é a representação fictícia de um indivíduo que podemos classificar como nosso cliente ideal, de uma forma humanizada e bem personalizada.

Se pensarmos em termos de marketing, faz toda a diferença criar uma estratégia que está direcionada para um público mais abrangente do que para um indivíduo específico.

O cuidado que as empresas tem que ter na hora de utilizar personas para definir a sua estratégia é saber o número ideal, pois, muitas vezes uma única persona pode criar limites, mas também, se criar muitas personas, a estratégia pode ter o seu foco desviado.

Dica

A empresa Resultados Digitais disponibilizou uma ferramenta online muito interessante para a criação de personas que pode ser acessar neste link: http://geradordepersonas.com.br/

Comentários

comentário(s)