O que é Mautic?
Publicado em 24/03/2018 às 19h12, por: Rodrigo Neves
O Mautic é uma poderosa ferramenta de automação de marketing, de código-aberto, que permite automatizar o processo de encontrar e nutrir leads (contatos), orquestração de campanhas multi-canal e multi-fase enviando e-mail, mensagens de texto, notificações web (web push notifications), realizando o rastreamento de mídias sociais, bem como a criação de landing pages e o monitoramento e acionamento de leads e clientes com base no seu comportamento digital/social.
Se você está querendo saber mais sobre Mautic é porque já percebeu que a automação de marketing é uma ferramenta poderosa para que os gestores consigam melhores resultados em suas ações digitais.
As plataformas de automação permitem que seus administradores, por meio de seus recursos, segmentar e entregar para os usuários finais uma comunicação adequada de forma customizada e em escala.
Diante deste cenário, inúmeras plataformas foram criadas e lançadas utilizando o modelo SaaS e o Mautic foi a primeira plataforma Open Source de automação de marketing.
Porque utilizar o Mautic ao invés de uma plataforma SaaS?
O Mautic atende muito bem as necessidades de automação de campanhas de marketing, sem apresentar o alto custo das plataformas proprietárias, até então restritas às grandes empresas.
Mas este não é o grande ponto. Por ser Open Source (código aberto) possibilita suprir diversas necessidades do cliente final que vão muito além do que uma plataforma SaaS pode oferecer.
Características principais do Mautic
No próprio site do Mautic pode-se encontrar as funcionalidades principais da plataforma, são elas:
- Comunicação Multicanal;
- Rastreamento das ações realizadas nos touchpoints;
- Landing Pages;
- Captura Progressiva de Informações;
- Integrações com sistemas externos;
- E-mail Marketing;
- Construtor de Campanhas;
- Lead Scoring;
- Segmentações de Público;
- Relatórios e Dashboards;
- Campanhas Automatizadas;
Comunicação Multicanal
- MAIS DO QUE APENAS E-MAIL: É possível automatizar mensagens personalizadas para o seu público através de múltiplos canais, incluindo: E-mail, Social (somente Twitter – por enquanto), SMS, Push Notification (Mobile e Web Push) ou diretamente na web através de pop-up, barras de informação e mensagens em tela cheia.
- ENCONTRE O CANAL CERTO: É possível identificar através do resultado de campanhas anteriores (realizadas no Mautic), em qual canal a conversão é mais eficaz para o seu público (E-mail, SMS, Tweet ou Push Notification).
- COMUNICAÇÃO NO CANAL PREFERIDO DO CONTATO: Com o Mautic é possível perguntar para o usuário durante o processo de opt-out, qual o canal preferido para o recebimento das mensagens (E-mail, SMS, Tweet e Web Notification), qual o volume de mensagens ele gostaria de receber por dia, semana ou mês, e possibilita que o usuário defina uma pausa, onde neste período nenhuma mensagem será enviada a ele.
Rastreamento de Touchpoints
- O ENGAJAMENTO DO PÚBLICO: O Mautic captura o tráfego de visitantes anônimos e registra todas as ações realizadas pelo visitante desde a sua primeira visita até o momento em que ele é identificado. A identificação pode ser dar através do preenchimento de um formulário no touchpoint ou a importação dos dados dos usuários diretamente no Mautic.
- PERSONALIZAÇÃO de MENSAGENS: É possível criar campanhas multi-canal e conteúdo dinâmico que são acionados através da realização de ações, como: visita ao touchpoint, clique num CTA, conversão, até mesmo quando o usuário demonstra a intensão de deixar o touchpoint.
- TOMAR MELHORES DECISÕES DE CONTEÚDO: É possível monitorar dados de tráfego ao longo do tempo e assim compreender as tendências sobre onde e como seus visitantes convertem mais, permitindo tomar decisões de desenvolvimento de conteúdo com base nos interesses do seu público.
Landing Pages
- INTERFACE VISUAL PARA CRIAÇÃO: É possível criar páginas responsivas para cada necessidade, com a capacidade de rastreamento completo, que permite medir e conversão de cada touchpoint.
- FACILIDADE DE MANUTENÇÃO: Possui interface simples para criar e publicar páginas, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para publicação. Além de contar com templates pré-definidos para utilização imediata.
- UTILIZAÇÃO DE WEB FORMS: Inclui formulários para captação de dados de forma direta ou progressiva nas landing pages hospedadas no Mautic ou mesmo em sites externos onde o formulário do Mautic foi inserido.
Captura Progressiva de Informações
- FORMULÁRIOS LONGOS X FORMULÁRIOS CURTOS: Ao invés de criar um formulário longo com todas as informações que você necessita do usuário de uma única vez, com o Mautic é possível criar formulários curtos que capturam as informações de forma fragmentada de acordo com a evolução da utilização do usuário dentro do touchpoint. O Mautic agrega todas as informações capturadas durante a jornada do usuário em um único cadastro. É importante lembrar que todas as ações de preenchimento podem gerar acionamentos nos diversos canais providos pelo Mautic.
- JORNADA DO CONSUMIDOR: A coleta de informações adicionais sobre seus contatos irá ajudá-lo a entender melhor onde eles estão em sua jornada e permitir que a entrega de informações mais relevantes ao longo do caminho.
- SEGMENTAÇÃO DE CONTATO: A captura de informações progressiva pode realizar a mudança automática do usuário de segmento, permitindo a readequação da comunicação de acordo com o perfil real do contato.
Integração com sistemas externos
Integração nativa com as principais ferramentas de CRM, CMS e Redes Sociais do mercado:
- Salesforce;
- Microsoft Dynamics;
- Vtiger;
- Hubspot;
- SugarCRM;
- WordPress;
- Drupal;
- Joomla;
- Pulse;
- Concrete5;
- Facebook;
- Linkedin;
- Instagram;
- Twitter;
- Google+;
- Foursquere;
E-mail marketing
- FLEXIBILIDADE DE CUSTOMIZAÇÃO: No Mautic é possível utilizar templates prontos como auto-serviço, ou desenvolver peças exclusivas de e-mail. Em todos os e-mails enviados utilizando o Mautic é registrado o comportamento do usuário na peça, como: data e hora de leitura, dispositivo utilizado para leitura, sistema operacional e quantas vezes o usuário abriu a peça.
- CONTEÚDOS VARIÁVEIS: No Mautic é possível criar conteúdos dinâmicos que serão exibidos de acordo com regras definidas na peça, e vinculadas aos campos do cadastro do usuário. Por exemplo: É possível inserir um texto, imagem ou link que será exibido para usuários do sexo masculino e outro texto, imagem ou link que será exibido para usuários do sexo feminino.
- TESTE A/B: O Mautic permite realizar testes A/B, enviando peças diferentes para o mesmo segmento de público, medindo que peça converte melhor.
Construtor de Campanhas
- COMUNICAÇÕES MULTICANAIS: O construtor visual de campanhas do Mautic permite criar, em forma de fluxo, as réguas de comunicações automáticas multicanal, onde as comunicações podem ser disparadas através da realização de eventos e/ou datas/períodos pré-definidos.
- FLUXOS DE ACIONAMENTO: Os fluxos de acionamento do Mautic permitem segmentar os usuários de acordo com o momento em que estão na régua de comunicação. A cada evento realizado ou ação de acionamento efetuada, o usuário pode mudar de segmentação.
- TESTE A/B: O Mautic permite realizar testes A/B, enviando peças diferentes para o mesmo segmento de público, medindo que peça converte melhor.
Lead Scoring
- ATRIBUIÇÃO DE PONTOS: Atribua automaticamente pontos para leads com base em suas atividades nos touchpoints, sendo sites, landing pages, hot sites ou e-mail marketing.
- PERSONALIZAÇÃO DE CONTEÚDO: Crie campanhas automatizadas com base na pontuação do lead.
- RÉGUA DE RELACIONAMENTO: Crie réguas de relacionamento baseado nas pontuações atribuídas aos leads.
Relatórios e Dashboards
- RELATÓRIOS DETALHADOS: Crie relatórios detalhados para aprender sobre tudo, desde comportamento de contato, engajamento de público e resultados de envio de e-mail marketing, SMS e Push Notification.
- ENTENDA SUA AUDIÊNCIA: Obtenha informações sobre sua audiência e descubra quais os canais de comunicação preferenciais.
- DASHBOARD: Acompanhe o resultado das suas campanhas em tempo real utilizando os widgets configuráveis.
Segmentação de Públicos
- SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS PELA INTERFACE: Segmente o público para as réguas de relacionamento diretamente pela interface da aplicação, criando grupos de contatos de acordo com as regras definidas por você.
Campanhas Automatizadas
- AUTOMAÇÃO: Crie campanhas personalizadas e automatizadas, onde as comunicações serão enviadas a cada gatilho que o lead atingir na régua de relacionamento.
- MULTICANAL: Envie mensagens para diferentes canais através da mesma campanha e régua de comunicação.
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