O que é uma Landing Page e como criar
Publicado em 24/01/2017 às 22h08, por: Rodrigo Neves
Se o que você busca em seu site é maximizar os resultados de sua estratégia digital e gerar mais leads para sua equipe de vendas então você precisa saber o que é uma Landing Page.
Landing Page nada mais é do que um termo inglês utilizado para Página de Destino. O termo landing significa aterrissar, ou seja, é o local onde você direciona um usuário sobre um determinado assunto para gerar uma conversão.
Porque é importante usar uma Landing Page?
Em estratégias de marketing digital normalmente as landing pages possuem a maior quantidade de acessos dentre as demais páginas do site.
Como é de conhecimento de todos, o Google sempre indica a página que possui o conteúdo mais assertivo para a busca que está sendo realizada. Este tipo de resultado está diretamente ligado ao SEO feito na Landing Page que acabou se tornando autoridade em determinado site sobre o assunto pesquisado.
As Landing Pages tem como objetivo solicitar que um usuário preencha um pequeno cadastro (formulário) para ter acesso à um material exclusivo sobre um determinado assunto com uma chamada especial (Call to Action). Este tipo de material é comumente chamado de material rico.
Em resumo, se seu principal objetivo é gerar leads, a criação de uma Landing Page é uma das estratégias mais corretas a ser adotada.
Como é composta uma Landing Page
No geral a Landing Page é composta por 3 (três) elementos básicos:
- Oferta: A oferta é o que a empresa está oferecendo em troca de o usuário oferecer seus preciosos dados. As ofertas precisam ser originais, produzidas pela empresa, com o objetivo de aumentar a maturidade de compra do visitante e permitir que eles evoluam no seu funil de vendas. Este tipo de estratégia é muito utilizada no Inbound Marketing.
- Formulário: Parte essencial da Landing Page, afinal, se não existir o formulário não temos como fazer a captação dos dados do nosso usuário e transformá-lo em um lead em potencial. Os campos do formulário são definidos com base em cada estratégia e precisa ser planejado com muito cuidado.
- Call to Action (Chamada para ação): Também chamado de CTA é onde vai mostrar ao usuário o que ele vai conseguir ao preencher o formulário: Baixar um arquivo, enviar um pedido, ver um vídeo, ler um artigo na íntegra, enfim, é a cereja do bolo para efetivar a conversão de sua landing.
Dicas para criar uma Landing Page de sucesso
- Objetivo definido: Sua Landing Page precisa ter um único objetivo e uma proposta muito clara, ou seja, qual é a primeira impressão que ela deixará para o novo visitante? Ele realmente entendeu e encontrou o que esperava ao acessar a página?
- Defina um bom Call to Action: Use palavras de impacto, tais como: “Baixe agora”, “Compre agora” ou “Faça seu cadastro”;
- Textos objetivos: Tanto o título quanto a descrição de precisam ser atrativos para que o usuário entenda sobre o que se trata sua Landing Page e o que irá conseguir ao fornecer seus dados, mas, evite textos excessivos para não causar distração no usuário;
- Não exagere nos campos de formulário. Utilize plataformas inteligentes de automação de marketing que irão captando a cada nova interação do usuário novas informações e alimentando o seu CRM.
Agora que você sabe o que é uma Landing Page, inicie agora mesmo sua estratégia de captação de leads!
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