Pesquisando a influência das redes sociais
Publicado em 09/02/2012 às 10h00, por: Andre Gugliotti
Na metade desse ano eu concluo o meu MBA em Administração da Tecnologia da Informação, aqui na Unisinos. E conclusão de curso significa trabalho de conclusão de curso! Não é difícil de imaginar qual foi a área de pesquisa que escolhi para desenvolver a minha monografia: comércio eletrônico, é claro. Mais do que isso, eu juntei duas áreas que estarão cada vez mais ligadas: e-commerce e redes sociais.
Na verdade eu ainda não tenho a linha exata definida mas o trabalho deve gravitar em torno de “influência das redes sociais no comércio eletrônico”. A ideia é analisar o quanto uma rede social pode ser trabalhada (ou influenciada, como queira) de modo a obter os melhores resultados em vendas em lojas virtuais. Dentro da minha linha de pensamento de que o que mais vale é uma conversão, eu quero tentar entender o que pode ser feito para segmentar consumidores, entendê-los, antecipar seus anseios e entregar – via redes sociais – o que eles estão buscando.
Estou na fase da revisão bibliográfica e já fechei um acordo com uma grande empresa daqui do Rio Grande do Sul para testar métodos e utilizar estatísticas de sua loja virtual, mas gostaria muito de contar com a ajuda e sugestões daqueles que acompanham o meu blog. Se vocês participaram ou conhecem cases de sucesso em ativação de clientes em lojas virtuais via redes sociais, entrem em contato. O mesmo vale para quem tem experiências e métodos para medir resultados em redes sociais e quer compartilhar. É claro que todos os créditos serão dados.
Eu pretendo, à medida que o estudo for avançando, ir compartilhando os resultados. Não sei se conseguirei fazer isso com frequência, mas sempre que possível prometo que conto o que deu certo e o que deu errado! Acompanhem.
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