Quando o One Step Checkout não resolve seus problemas?
Publicado em 26/05/2014 às 16h30, por: Andre Gugliotti
Você conhece o checkout tradicional de seis passos do Magento, não? Certamente, você se lembra daquele checkout que vem por padrão em uma loja, onde o cliente faz o login ou um novo cadastro, informa o endereço de entrega, informa o endereço de cobrança, escolhe o método de envio, o método de pagamento e finalmente, revisa o pedido e clica em Finalizar.
Esse checkout – que ironicamente também é conhecido como checkout em uma página, pois o Magento utiliza uma única página, recarregada dinamicamente – está presente na maioria das lojas virtuais e comumente é visto como uma potencial fonte de problemas. Em algum ponto da história, um mantra passou a ser repetido para que esse checkout fosse visto como vilão, um checkout confuso e com alta probabilidade de abandono por parte do cliente, enquanto um outro checkout, o One Step Checkout, ou Checkout em Um Passo, passou a despontar como o mocinho da série.
A grande pergunta é: o One Step Checkout é sempre a melhor saída? Ele é a solução para os problemas de abandono de sua loja? A resposta é um simples não!
É preciso ficar atento porque o OSC (sigla comum para One Step Checkout) só resolverá os problemas que estão sendo causados pelo checkout em si. Nessa categoria, estão problemas como abandono de checkout por não conseguir preencher as informações de endereço, não conseguir revisar o carrinho e especialmente por se distrair nos seis passos que compõem o checkout convencional. O que os lojistas e desenvolvedores acabam se esquecendo é que há uma série de outros problemas que não são causados pelo checkout em si e que apenas mudarão de forma se o OSC for instalado sem que eles sejam corrigidos.
1) problemas com informações essenciais
Você quer vender para o cliente mas sonega informações essenciais, como custo do frete, meios de pagamento, disponibilidade de estoque ou prazo de entrega. A única forma do cliente saber desses detalhes é colocando o produto no carrinho e começando o checkout. Seja no checkout tradicional seja no checkout em um passo, quando ele descobrir que sua empresa não lhe atende, ele abandonará a compra.
2) falhas nos métodos de envio e de pagamento
Configurações erradas no Magento ou módulos mal construídos podem ocasionar falhas nos métodos de pagamento e de envio, como erro no envio das informações para o método ou impossibilidade de cálculo de frete. Muda a forma, o erro continua.
3) cadastro muito extenso
Para vender para seus clientes, você não precisa de muitas informações. Não há sentido em perguntar estado civil, aniversário, se tem filhos ou até mesmo o documento de identidade (já que para a nota fiscal, só é necessário o CPF). Há clientes que querem comprar de você, mas não estão interessados em contar sua vida – especialmente em campos obrigatórios.
4) verificação de dados
Muitos lojistas querem o OSC devido à validação dos dados, como CEP e CPF. A questão é que a maior parte dos OSC disponíveis não traz essa função nativamente e é preciso implementá-la à parte. Ao fazer isso, fique atento para que ele realmente verifique os dados, selecionando entre Pessoa Física e Jurídica e modificando corretamente os campos, bem como o preenchimento automático do CEP funcione e em um tempo adequado. Há lojas que implantaram a funcionalidade e hoje veem seus clientes abandonando por erros de JavaScript ou demora excessiva no carregamento.
Fica então a dica: antes de implantar o OSC, verifique quais são os erros que estão causando abandono no checkout e procure resolvê-los. Às vezes, você pode perceber que o valor investido na instalação do novo checkout seria muito melhor empregado na construção de conteúdo relevante ou novas imagens para seus produtos.
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