Sua exposição nas redes sociais
Publicado em 27/01/2012 às 12h44, por: Andre Gugliotti
Como anda sua exposição nas redes sociais? Essa pergunta vale tanto para pessoas como para empresas e é muito complicada de ser respondida ou se chegar a um consenso. Qual é a sua presença nas diferentes redes? O que você publica nelas, como se expressa, o que mostra, como se vende, como se apresenta? E talvez a nuance mais importante de todas essas perguntas: você sabe separar assuntos pessoais de assuntos profissionais – ou no caso de empresas, vocês sabem separar assuntos internos de assuntos externos?
A presença em redes sociais é algo novo, muito novo. Sou capaz de dizer que a massificação das redes não tem cinco anos e ainda assim já viveu diversas ondas e evoluções. Há muita coisa para ser construída e muitos padrões de comportamento a serem experimentados; ainda passarão alguns anos até que se defina o que é válido e o que não deve ser feito dentro de uma rede social. Porém, pra não alongar, vamos refletir sobre como anda nossa exposição em redes sociais? Novamente, isso vale tanto para empresas como para pessoas.
- em quantas redes sociais você está cadastrado? Já está no Facebook? Tem conta no Twitter? Está no Google Plus? Ainda usa Orkut? Tem perfil no Linkedin? Conta no Flickr, Tumblr, Instagram e tantas outras redes? Mantém um blog? A grande pergunta é: em quantas dessas redes você está realmente presente? Quantas contas você consegue realmente manter ativa, atualizada e principalmente colocando conteúdo de qualidade? Sua conta é relevante para a comunidade ou é só mais um número ou pior um replicador de conteúdo barato, que não interessa a ninguém?
- você conhece as pessoas que estão em seu círculo de relacionamento ou apenas adiciona quem lhe é sugerido ou mesmo quem nunca viu? Dessa pergunta resulta na qualidade de seus relacionamentos: você mantém contato com as pessoas e consegue influenciá-las? Você recebe influência das pessoas ou apenas lê o que elas escreveram, “curte e compartilha” e depois deixa passar? No Twitter, você segue todo mundo, sem se importar com o que as pessoas escrevem? E no mesmo Twitter, as pessoas que te seguem estão realmente interessadas no que você escreve?
- o que você publica em seus perfis? Você prepara conteúdo exclusivo e se preocupa com o que vai ser publicado ou simplesmente replica textos de outras pessoas? Você se preocupa com as pessoas que vão ler seus posts?
- você separa seu conteúdo entre o que é de interesse de todos que acompanham seus perfis e o que interessa a apenas poucos amigos? Empresas, vocês separam o conteúdo de acordo com seus leitores e tentam entregar conteúdo relevante a cada grupo? Vocês usam suas contas no Facebook ou no Twitter para contar fofocas internas imaginando que seus clientes estão interessados nelas?
A nova onda é que todos têm que estar nas “redes sociais” interagindo com seus amigos/clientes/consumidores. Nessa onda esqueceram que interagir não é simplesmente postar conteúdo, mas sim postar conteúdo de qualidade. Às vezes, é melhor ficar calado do que falar uma bobagem. Pior, falar algo que pode manchar definitivamente a marca de uma empresa.
E você, como está sua exposição nas redes sociais?
.comentários