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10 dicas de design para criar uma Landing Page perfeita

Design

Confira o que você deve levar em consideração na hora de fazer o design de uma Landing Page.

Uma estratégia de geração de leads precisa ser bem planejada e estruturada, mas para funcionar bem, é essencial ter uma boa Landing Page. É ela que vai “capturar” visitantes e convertê-los em leads, através de calls-to-action (CTA) em seu site, e-mails ou anúncios do Google Ads, por exemplo. 

Mas, para ser eficiente ela precisa atrair a atenção do seu público-alvo, o que requer uma boa dose de pesquisa e de testes. 

Para facilitar a sua vida, nesse post vamos te contar as 10 melhores dicas de design para criar uma Landing Page perfeita! Preparado? 

1. Capriche no título

O título da Landing Page é o primeiro contato que o leitor tem com o seu conteúdo. Por isso, ele deve ser conciso, resumir como seu material irá solucionar o seu problema e ter a palavra-chave como foco. O título precisa atrair o leitor para dentro da sua Landing Page

Para isso é de extrema importância que você conheça seu público-alvo e suas dores para criar títulos que o façam sentir que você tem a resposta para o que ele precisa. Foque no benefício que ele receberá se preencher o formulário. 

2. Use cores contrastantes

O papel das cores dentro das Landing Pages é muito importante. Uma cor usada de forma inadequada pode afetar seriamente a legibilidade e fazer com que o usuário desista de permanecer na sua página. 

É importante lembrar que o call-to-action precisa ter destaque dentro da landing page. Se ele passar despercebido, você não vai gerar conversões. Portanto, utilize cores contrastantes com os outros elementos da página no CTA. 

Se a sua Landing Page tem predominância de tons de azul e branco, por exemplo, utilize um call-to-action vermelho. O azul é uma cor fria, enquanto o vermelho é uma cor quente. Isso garantirá o contraste desejado e levará a atenção do leitor para onde ela deve ir: para o CTA. Obviamente, isso aumenta as chances de conversão. 

3. Utilize prova social

A prova social é um gatilho mental amplamente utilizado para acelerar as vendas. Ao utilizar depoimentos e comentários de outras pessoas que tenham problemas similares ao usuário que está navegando em sua landing page, por exemplo, você comprova que seu material, serviço ou produto pode ser também a melhor solução para ele. 

Dados que mostrem que realmente há interesse em sua oferta também são excelentes provas sociais, como, por exemplo, a quantidade de downloads. Inserir a informação “mais de mil pessoas já baixaram esse material” é uma prova social bem interessante. 

4. Não utilize menus

O uso de menus dentro de uma Landing Page é um erro que pode comprometer sua conversão. Isso porque eles podem tirar rapidamente o usuário da página e não é isso que queremos. O caminho deve ser claro e indicar apenas para a conversão. O usuário deve sair da Landing Page através do CTA, e não por outros links. 

Portanto, definitivamente, não o leve para páginas de contato ou “sobre” o seu negócio. 

5. Cuidado com os links

O objetivo da sua Landing Page é converter visitantes em leads, e qualquer outro objetivo dentro da estratégia só tende a atrapalhar o trabalho dela. Só utilize links externos se for absolutamente necessário para comprovar o quão eficaz é sua oferta, mas é melhor não precisar recorrer a esse recurso. 

Lembre-se que ao clicar em um link o usuário sairá da sua landing page, e não é esse o nosso objetivo, não é mesmo?  

6. Cuidado na hora de construir o seu formulário

O formulário da sua Landing Page precisa ser certeiro e pedir apenas as informações que realmente sejam necessárias, portanto, atente-se a isso. O funil de vendas deve ser levado em consideração e o tamanho do seu formulário deverá ser compatível com a etapa do funil na qual a oferta se encaixa. 

Se, por exemplo, o usuário ainda não conhece sua empresa e não tem um relacionamento com ela, ele possivelmente não vai querer preencher um formulário longo e compartilhar muitas informações pessoais. Preencher 10 campos de formulário para baixar um eBook pode não ser interessante, mas talvez para uma consultoria gratuita faça sentido. Atente-se a isso.

7. Faça um CTA matador

O call-to-action é a parte mais importante da landing page e deve ser a mais eficiente, já que é ela que leva à conversão. 

Tenha em mente que um CTA eficiente deve ter contraste com o restante da página para ter destaque, é direto, claro e indica o que o usuário deve fazer na próxima etapa (“clique aqui”, “baixe agora”, etc.). 

Algumas dicas bônus: 

  • Lembre-se de usar uma cor contrastante com o resto da página;
  • Concentre-se nos benefícios oferecidos;
  • Vá direto ao ponto;
  • Tente usar no máximo 5 palavras;
  • Diga ao visitante o que ele deve fazer usando verbos de ação;
  • Crie o botão de um tamanho que fique grande o suficiente para se destacar na landing page;
  • Deixe um espaço de “respiro” ao redor do CTA, não aglomere nada na área ao redor dela;
  • Siga o fluxo da página e posicione o CTA onde os olhos do leitor irão.

8. Use vídeos

Segundo o Hubspot, para 88% dos profissionais de marketing, os vídeos são responsáveis por um ROI (Retorno Sobre o Investimento) positivo. 

Os vídeos oferecem alto engajamento e o aprimoramento das tecnologias só favorece esse formato. O 5G é um bom exemplo, já que permite um carregamento e download muito mais rápido, o que certamente aumentará o consumo de vídeos por parte dos usuários. 

Na sua Landing Page o vídeo pode funcionar muito bem, se utilizado com o objetivo de converter e não distrair os visitantes dessa ação. 

Algumas vantagens do vídeo:

  • Aumenta as chances de conversão;
  • Favorece a conexão com o cliente em potencial, por ser uma forma mais pessoal de compartilhar a mensagem; 
  • Geralmente é mais envolvente do que textos e imagens e as chances do visitante clicar são maiores
  • É processado de maneira muito mais rápida que o texto. 

9. Aproveite bem o espaço em branco

O espaço em branco, ou espaço negativo, é uma ferramenta muito utilizada no design. É aquele espaço vazio entre elementos e ajuda a página a “respirar”, além de auxiliar no entendimento da mensagem e a organizar melhor as informações dentro da página. 

Uma boa forma de utilizar esses “brancos” é separando formulário, call-to-action e imagem ou vídeo. 

10. Torne sua página responsiva.

A pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida por Cetic.br|NIC.br, apontou que 58% dos brasileiros conectados navegam na internet pelo celular. Essa informação é muito relevante na hora de criar sua landing page.

Assim como qualquer outra página do seu site, a sua Landing Page precisa funcionar bem no mobile. Já imaginou se seu formulário fica desconfigurado ou fora de visualização no celular? Definitivamente não é isso o que você quer. Portanto, criar uma versão mobile é essencial. 

Concluindo

Uma boa Landing Page deve ser concisa, simples e direta. O usuário deve, assim que entrar nela, perceber o que aquele conteúdo agregará e contribuirá na resolução do seu problema, quais benefícios ele encontrará ali. 

O call-to-action deve ser construído com muita atenção, pois é a parte mais importante da landing page, é o botão “mágico” responsável pela conversão. 

Sem uma boa landing page, as chances de gerar leads e nutri-los através do funil de vendas são reduzidas, pois elas têm papel crucial nesse processo. 


Então, antes de criar sua próxima landing page, certifique-se de que está seguindo essas dicas.

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