Esse post foi inspirado em “Top 12 Magento Books for Magento Development“, escrito por Jason Davis. Você pode conferir o original em inglês, clicando aqui.

Quem trabalha com Magento, sabe a dificuldade que é encontrar material de pesquisa e consulta. Quando eu comecei a montar o projeto do meu livro de Magento, fiz um levantamento de tudo o que havia sido lançado sobre Magento no mundo e infelizmente não encontrei muita coisa. Sorte que isso está mudando e já se consegue fazer uma lista com 12 livros para trabalhar com desenvolvimento em Magento, como a preparada pelo Jason Davis, no site Code Developr.

Dê uma olhada na lista e se quiser comprar os livros, todos em inglês, basta fazer uma visita na Amazon – muitos deles estão disponíveis no Kindle.

Mastering Magento - imagem: divulgaçãoMastering Magento, por Bret Williams

Vou começar com o melhor livro de Magento entre todos os que eu li. Como comentei nessa resenha, o livro de Mr. Williams é o livro que eu gostaria de ter escrito e é recomendado para gestores e desenvolvedores em nível intermediário, já que ele não apresenta os conceitos básicos, mas presume que você conhece e entende de Magento.

Magento PHP Developer's Guide - imagem: divulgaçãoMastering Magento - imagem: divulgaçãoMagento PHP Developer’s Guide, por Allan McGregor

É o livro de Magento que estou lendo agora. Ainda que não seja a minha área – eu não sou desenvolvedor – o livro é detalhado e traz os principais conceitos de desenvolvimento em Magento, como uma abordagem sobre Events e Observers.

Magento Begginer's Guide - imagem: divulgaçãoMagento Begginer’s Guide – Second Edition

Li a primeira edição desse livro e creio que deva seguir a mesma linha da primeira edição, apesar de parecer se um novo trabalho, com novos autores e uma abordagem similar. É o livro recomendado para iniciantes (além do meu livro de Magento, é claro).

Magento Development Cookbook - imagem: divulgaçãoMagento 1.4 Development Cookbook, por Nurul Ferdous

Tanto esse como o livro abaixo seguem o esquema de receitas. Não acho um formato muito prático mas é interessante a forma como os tópicos são distribuídos ao longo do livro, determinando uma tarefa ou problema e desenvolvendo a solução ao longo de uma receita.

Magento Theming Cookbook - imagem: divulgaçãoMagento 1.4 Theming Cookbook, por Jose Argudo Blanco

Segue o mesmo formato do livro acima, porém falando dos temas em Magento. Como foi escrito para a versão 1.4, ele ainda é atual já que os temas seguem o mesmo formato desde então, o consagrado esquema do base/default.

Magento 1.4 Themes Design - imagem: divulgaçãoMagento 1.4 Themes Design, por Richard Carter

Esse livro segue o formato tradicional e apresenta o desenvolvimento de temas em Magento, seus elementos – template, layout e skin, blocos estruturais e de conteúdo – e ainda entra em tópicos como fontes e estilos para impressão.

Além desses que eu li e posso comentar, o autor do post original ainda apresenta mais seis livros: Shipping How To, Build a Shop e Perfomance Optimization How To, além de eBay Commerce Cookbook e Magento Mobile How To.

O que mais me chamou a atenção foi o Magento Template Cheat Guide! Pela descrição da Amazon, ele é um micro-livro (tem apenas 21 páginas e está disponível apenas no Kindle) e permite “encontrar qualquer arquivo dentro de um tema de um jeito fácil e rápido”. Não me animei a comprar o livro, mesmo por USD 1,77 e não encontrei comentários de outros leitores. Então, se você comprou esse livro e quiser deixar seus comentários, fique à vontade!

 

Comentários

comentário(s)

1 responder

Os comentários estão fechados.