Fale no WhatsApp

Conheça

Logo Zenie

4 cuidados ao montar uma pequena loja Magento

E-commerce
magento

Criar uma loja usando Magento nos dias de hoje é tentador, e ao mesmo tempo desafiador. Se você já teve contato com a plataforma, talvez conheça um pouco dos seus recursos e talvez saiba que ela é fornecida pela Adobe. No entanto, se você é uma pequena empresa ou está apenas começando um pequeno negócio virtual, veja alguns cuidados.

Principais vantagens do Magento

Por ser uma plataforma de código aberto, você pode fazer download do seu código e instalar em qualquer servidor, ou mesmo na sua máquina. Diferente de outras soluções disponíveis no mercado, você não paga por ela. Ao menos não a versão Open Source.

Esta versão traz recursos incríveis. Mas mesmo assim é possível personalizá-la para qualquer necessidade através da criação de módulos e temas.

Milhares de módulos e temas pagos ou gratuitos estão disponíveis no Marketplace da Adobe e em vários outros fornecedores. Muitas necessidades de negócio específicas que não estão na plataforma podem ser acrescentadas com o uso destes “plugins” ou “módulos” – como são chamados.

Outra grande vantagem do Magento é sua facilidade de integração. Ele possui diversas APIs permitindo que outros sistemas se conectem a ele a fim de ler, criar, ou modificar informações de pedidos, clientes, produtos e muito mais.

Por se tratar se uma plataforma consolidada e global, quem o utiliza não fica refém de uma única empresa ou desenvolvedor. Em outras palavras, existem centenas de empresas e milhares de desenvolvedores espalhados por todo o mundo que dominam a plataforma e seus recursos. Milhares destes são inclusive certificados pela própria Adobe.

Robusto, flexível, porém complicado (?)

Apesar de todos os benefícios listados e não listados aqui, o Magento também traz alguns desafios.

Por ser extremamente flexível e permitir que customizações sejam realizadas de diversas formas, ele acaba sendo uma ferramenta muito mais complexa que seus concorrentes de código aberto.

Isso torna o tempo de aprendizado muito maior para aqueles que se aventuram a desenvolver e operar uma loja dessas por conta própria.

Sua robustez também traz uma série de pré-requisitos técnicos que limitam as escolhas de provedores de hospedagem. Isto é, se você já possui um serviço de hospedagem gerenciado para seu site, é pouco provável que ele também consiga suportar e hospedar sua loja Magento.

Por fim, outra desvantagem do Magento para pequenos negócios pode ser o custo de mão de obra especializada. Isto é, o custo de empresas e desenvolvedores aptos a dar manutenção de qualidade e realizar customizações em sua loja.

Por se tratar de uma plataforma complexa, o tempo de aprendizado e limitações de hardware acabam sendo uma barreira para desenvolvedores e pequenas agências. Os que se especializam são altamente assediados profissionalmente pelo mercado internacional e seus custos acabam se tornando altos demais para pequenos lojistas.

Ok, você escolheu Magento. Algumas dicas antes de começar.

Conhecer as principais vantagens e desvantagens do Magento é essencial na escolha da plataforma. Mas agora que você fez esta escolha, veja alguns conselhos que posso lhe dar para tirar melhor proveito disso.

1. Conheça os recursos do Magento. Não crie de novo o que já existe.Aprenda a mexer.

Ao longo dos meus 10+ anos no mundo Magento cansei de ver gente desenvolvendo e comprando módulos para realizar customizações em coisas que já existiam na plataforma.

O Magento possui muitos recursos. Especialmente quando se fala de promoções e gerenciamento de produtos. Mas vai muito além disso.

Ao se tornar um bom administrador ou gerente de loja Magento, você frequentemente resolverá desafios do negócio de forma muito mais criativa, com rapidez, e o melhor de tudo, sem precisar comprar módulos de terceiro sou encostar em código.

Ter uma loja Magento e não conhecer seus recursos é como dirigir um carro esportivo sem nunca usar a segunda marcha.

2. Se você é o responsável técnico, saiba o que está fazendo

Se você é a pessoa por traz do desenvolvimento desta futura loja virtual, dedique o tempo necessário para aprender a desenvolver para o Magento. E se for aprender por conta própria, ou sem fazer um curso, reserve ainda mais tempo.

Muita gente com experiência técnica acha que por se tratar se uma plataforma escrita em PHP e ser de código aberto, a experiência será igual a outras que já teve no passado.

via GIPHY

3. Hospedagem

Uma loja lenta é uma loja que não vende, e que não terá relevância nos buscadores. Isso todo mundo sabe, não é mesmo?

Quando falamos de Magento, além de nos preocupar com a performance, também temos que nos preocupar com seus pré-requisitos. E eles mudam de tempos em tempos, isto é, a cada nova versão. E isto é válido tanto para os componentes obrigatórios como para os opcionais.

Por isso, se você for escolher uma hospedagem gerenciada, eventualmente terá mais tempo para se dedicar ao seu negócio e não aos problemas de servidor. No entanto, busque uma das hospedagens especializadas em Magento.

Além de (geralmente) estarem em dia com as tecnologias utilizadas pelo Magento, o suporte conseguirá lhe ajudar mais que um suporte genérico quando você precisar.

4. Você vai precisar de um(a) desenvolvedor(a) ou agência.

Um erro comum é pensar que, uma vez que a loja estiver pronta você não precisará mais encostar em seu código.

A Adobe frequentemente lança correções para problemas de segurança. São os chamados “patches”, ou “remendos”. E isso é normal em qualquer software que recebe manutenção e é maduro no mercado.

Eles são disponibilizados de forma avulsa ou na versão seguinte da plataforma. De uma forma ou outra, aplicar um patch ou atualizar o Magento nem sempre é uma tarefa muito amigável e fácil de ser concluída. Isto se dá principalmente por conta de incompatibilidades que podem ocorrer com módulos e customizações existentes, e que também precisarão ser corrigidas.

Ter alguém com conhecimento especializado por perto, ou uma agência de confiança é essencial. A própria VitaminaWeb pode ser sua opção. E sempre que possível, preze por um relacionamento duradouro.

Palavras finais

Nos meus 10+ anos no mundo Magento pude lidar com lojas e empresas de diversos tamanhos e segmentos. Minha paixão no entanto, sempre se resumiu a ajudar pequenas e médias empresas neste universo.

Da mesma forma, também adoro ajudar desenvolvedores a criar os melhores módulos e customizações possíveis, elevando seus níveis de entrega e qualidade.

Espero ter acrescentado um pouco para o sucesso de sua futura loja virtual com Magento. No entanto, se você desejar cortar um pouco do caminho nesta jornada, dê uma olhada na FireStore. Trata-se de um projeto 100% gratuito para ajudar quem quer montar uma loja virtual pronta para o Brasil com Magento.

Ela é feita em Magento, mas já está traduzida para o Português, e vem pré-configurada para nossas necessidades tupiniquins. Isto é, com meios de pagamento, frete (correios), e muitos outros recursos e ajustes prontos para usar no mercado nacional.

Você também pode encontrar muito conteúdo sobre Magento no Blog do Magenteiro, e também fazer parte do Clube Magenteiro, para ter acesso à cursos e conteúdos exclusivos sobre esta fascinante plataforma.

Um grande abraço e sucesso na sua jornada.

Comentários

Assine a nossa newsletter!

Cadastre o seu e-mail e
receba as nossas novidades

    O e-mail é salvo em banco de dados para consulta futura.
    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplica a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.