,

A importância da análise SWOT

Análise SWOT

Muitas vezes para se criar uma estratégia, seja para investir em algo ou até mesmo para aperfeiçoar um procedimento que está tendo um retorno satisfatório, levamos em consideração alguns pontos, para que essa estratégia não fracasse e não se crie um sentimento de frustração.

E o que muitas pessoas fazem nesse momento é uma análise SWOT, que é um conjunto de indicadores que servem para mensurar muitas coisas, tais como, um produto, uma empresa, um serviço ou até mesmo uma ideia.

A palavra SWOT é derivada das palavras em inglês Strenghts (forças), Weakenesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Assim, é claro de entender que ao fazer uma análise SWOT, se está explorando esses quatro pontos, que ajudarão a definir as estratégias do seu projeto.

Ao analisar esses quatro pontos, dependendo do que está querendo mensurar, é preciso separá-los e assim, esmiuçá-los com clareza para saber qual é sua força, ou seja, o que sua empresa ou ideia tem de diferencial ou destaque para oferecer aos clientes.

Levantar também quais as fraquezas que seu projeto apresenta mediante ao cenário que você está querendo criar ou fazer parte. Em relação as oportunidades, é preciso explorar quais situações estarão disponíveis para seu produto ou ideia. E por fim, quais as ameaças você terá que enfrentar para conseguir o resultado desejado, ou seja, quais empresas ou produtos concorrerão com você e que já possuem uma forte atuação nesse mercado.

A SWOT nos traz a possibilidade trabalhar com diretrizes assertivas e bem conscientes, tais como, o que eu quero, quem fará isso dar certo, quando e onde isso acontecerá, o motivo disso se concretizar e como isso será alcançado. E não apenas seguir naquela direção, usando o “feeling”. No mundo do e-commerce não sobrevive quem apenas deseja. Afinal, um objetivo sem o devido planejamento, se torna apenas mais um desejo, entre os milhares já existentes nesse emaranhado de conexões.

Costumo dizer que muitas vezes quando não é realizado essa profunda análise SWOT, as pessoas acabam não conseguindo enxergar o amplo cenário para criar uma excelente estratégia, e assim obter êxito no objetivo proposto, seja ele para lançar um produto, uma empresa, um serviço ou até mesmo uma ideia.

Por fim, pense e use a SWOT como um potencializador de habilidades e capacidades, que fará com que seu e-commerce tenha visões amplas e assertivas, tanto dos fatores internos, quanto dos externos.

Comentários

comentário(s)