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Adaptando-se ao novo: a mudança para o Google Analytics 4 (GA4)

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Estamos à beira de um importante avanço em termos de análise de dados com a substituição do Google Universal Analytics (UA) pelo Google Analytics 4 (GA4). Com o GA4 estabelecido como padrão a partir de 1º de julho de 2023 e o UA programado para ser desativado no mês seguinte, é hora de nos aprofundarmos nessa nova ferramenta.

Aqui está uma visão detalhada para ajudá-lo a entender melhor essa mudança.

1. Explorando as novas funcionalidades do GA4

  • Layout atualizado e novas métricas: o GA4 vem com um design renovado e métricas inéditas para fornecer uma análise mais aprofundada e significativa.
  • Rastreamento multiplataforma: uma das funcionalidades mais marcantes do GA4 é a capacidade de rastrear um único usuário em vários dispositivos, o que permite uma visão completa de como os usuários interagem com seu site ou aplicativo.
  • Análise de dados expandida: o GA4 rompe as barreiras da web e abrange também os aplicativos, oferecendo insights mais integrados e sem redundâncias.
  • Foco na privacidade: o GA4 leva a privacidade do usuário a sério, não armazenando informações de IP e usando aprendizado de máquina para gerar insights, eliminando a dependência de cookies.

2. Entendendo os relatórios do GA4

  • Relatório de Aquisição: esse relatório fornece informações sobre a origem do tráfego, incluindo as fontes de acesso das sessões e dos usuários.
  • Relatório de Engajamento: informações detalhadas sobre eventos, conversões e interações dos usuários em páginas/telas do site ou aplicativo.
  • Relatório de Monetização: esse relatório é dividido em três seções, oferecendo uma visão clara da receita, dos produtos e das informações relacionadas a compras no e-commerce, compras no aplicativo e monetização de anúncios.
  • Relatório de Retenção: esse espaço é dedicado à análise de usuários recorrentes, engajamento, retenção e Lifetime Value (LTV).
  • Relatório de Informações Demográficas: obtenha informações detalhadas sobre os interesses dos usuários, sexo, localização geográfica e idioma.
  • Relatório de Tecnologia: esse relatório fornece uma comparação entre a performance nos dispositivos desktop, mobile, tablet e, agora, SmartTV.

3. A importância de migrar para o GA4

Acesso ao histórico UA: o Google anunciou que o acesso ao histórico do UA será mantido apenas até janeiro de 2024. Após essa data, esses dados não estarão mais disponíveis, o que torna ainda mais urgente a migração para o GA4.

Fique de olho na mudança dos eventos no GA4

A maioria dos eventos precisa ser registrada manualmente no GA4, exigindo um investimento significativo de tempo e atenção, e é necessário compreender as novas métricas que foram reformuladas com foco em “Sessões Engajadas”, “Tempo Médio de Engajamento” e “Taxa de Engajamento”. Aqui está o que cada uma significa.

  • Sessões Engajadas: o GA4 só conta uma sessão como engajada se o usuário permanecer no site ou aplicativo por pelo menos dez segundos. Se o usuário sair antes disso, será contabilizado como rejeição.
  • Sessões Engajadas por Usuário: o GA4 usa o ID do usuário para identificar quantas vezes ele retorna ao site ou aplicativo, fornecendo uma média que ajuda a identificar com mais precisão usuários novos e recorrentes.
  • Tempo Médio de Engajamento: essa métrica mede o tempo que o app ou site permaneceu em primeiro plano no navegador ou no celular do usuário, integrando a experiência na web e no aplicativo.
  • Taxa de Engajamento: representa a porcentagem das sessões nas quais o usuário interagiu com o site ou aplicativo, levando em conta o critério mínimo de tempo de permanência de dez segundos.

Adaptar-se a essa mudança não apenas evitará surpresas quando o UA for desativado, mas também permitirá que você tire o máximo proveito das novas e empolgantes funcionalidades que o GA4 tem a oferecer. Portanto, é recomendável iniciar essa migração o quanto antes, tendo tempo para se adaptar e aprender a usar as novas funções do GA4.

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