As 22 consagradas leis das marcas
Publicado em 15/11/2010 às 19h20, por: Andre Gugliotti
Em busca do livro “As 22 consagradas leis do marketing”, de Al Ries, acabei lendo um outro livro dele (confesso, foi por engano, mas acabou sendo uma ótima compra): “The 22 immutable laws of branding”, escrito por ele e por Laura Ries. Ao que me parece, não há uma versão desse livro em português – eu comprei o meu na Amazon, mas é uma leitura leve e fácil, mesmo pra quem não domina o idioma.
Recomendo, e recomendo com muita força a leitura desse livro. Ele consegue colocar de uma forma simples conceitos interessantes de como construir sua marca, seu nome, e torná-la uma referẽncia. Cada uma das 22 leis têm algo a acrescentar, mas o que me chamou mais a atenção foi o conceito de “estreitar sua marca”.
Explico: nós, empresários, sempre queremos que nossas empresas sejam grandes, abrangentes, amplas. Que nossos nomes estejam ligados ao maior número de conceitos e imagens possíveis. Ser grande é o objetivo. Mas em marcas isso não funciona. Al e Laura Ries explicam que uma marca só pode ser forte se ela for focada, ter ligações estreitas com um número limitado de características, pois isso aumenta sensivelmente a identificação por parte do consumidor.
Eles dão como exemplos a Volvo – sinônimo de segurança, a Volkswagen – sinônimo de carros “em conta”, Rolex – sinônimo de relógios de qualidade, McDonald’s – sinônimo de fast-food e hamburgueres, e assim por diante. Também cita casos de marcas que acabam por denominar a categoria de produtos inaugurada por elas, como a Gillete – lâminas de barbear, Xerox – cópias – e a Polaroid – fotos instantâneas. E assim segue, apresentando diversos conceitos que permitem trabalhar melhor nossas marcas e fortalecê-las.
A edição é de 2002 e inclui o livro “The 11 Immutable Laws of Internet Branding”, algo como “As 11 consagradas leis de marcas na internet”. Essa parte também é muito interessante, pois têm muitos acertos e alguns furos, como a previsão de que mecanismos de busca não seriam tão importantes, aceitável pra quem ainda não conhecia o Google.
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