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As 22 consagradas leis das marcas

The 22 Immutable Laws of Branding - imagem: bookcloseouts.comEm busca do livro “As 22 consagradas leis do marketing”, de Al Ries, acabei lendo um outro livro dele (confesso, foi por engano, mas acabou sendo uma ótima compra): “The 22 immutable laws of branding”, escrito por ele e por Laura Ries. Ao que me parece, não há uma versão desse livro em português – eu comprei o meu na Amazon, mas é uma leitura leve e fácil, mesmo pra quem não domina o idioma.

Recomendo, e recomendo com muita força a leitura desse livro. Ele consegue colocar de uma forma simples conceitos interessantes de como construir sua marca, seu nome, e torná-la uma referẽncia. Cada uma das 22 leis têm algo a acrescentar, mas o que me chamou mais a atenção foi o conceito de “estreitar sua marca”.

Explico: nós, empresários, sempre queremos que nossas empresas sejam grandes, abrangentes, amplas. Que nossos nomes estejam ligados ao maior número de conceitos e imagens possíveis. Ser grande é o objetivo. Mas em marcas isso não funciona. Al e Laura Ries explicam que uma marca só pode ser forte se ela for focada, ter ligações estreitas com um número limitado de características, pois isso aumenta sensivelmente a identificação por parte do consumidor.

Eles dão como exemplos a Volvo – sinônimo de segurança, a Volkswagen – sinônimo de carros “em conta”, Rolex – sinônimo de relógios de qualidade, McDonald’s – sinônimo de fast-food e hamburgueres, e assim por diante. Também cita casos de marcas que acabam por denominar a categoria de produtos inaugurada por elas, como a Gillete – lâminas de barbear, Xerox – cópias – e a Polaroid – fotos instantâneas. E assim segue, apresentando diversos conceitos que permitem trabalhar melhor nossas marcas e fortalecê-las.

A edição é de 2002 e inclui o livro “The 11 Immutable Laws of Internet Branding”, algo como “As 11 consagradas leis de marcas na internet”. Essa parte também é muito interessante, pois têm muitos acertos e alguns furos, como a previsão de que mecanismos de busca não seriam tão importantes, aceitável pra quem ainda não conhecia o Google.

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