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Como a tecnologia otimiza a gestão de operações

Planejamento

Como a tecnologia otimiza a gestão de operações

A pandemia de Covid-19 transformou o mundo em todos os sentidos e para sempre. A necessidade de isolamento social representou um problema para muitas empresas que ainda não tinham estrutura suficiente para migrar suas operações 100% para o home office e resolver tudo remotamente. Isso trouxe grandes desafios à gestão de operações, e tornou necessário que as tecnologias fossem aprimoradas, a fim de atender um novo cenário.

O mundo precisou acelerar o processo de transformação digital, e isso fez com que, mesmo com a chegada de vacinas que abrandaram os efeitos do vírus, muitas empresas seguissem digitalizando processos, porque perceberam inúmeras vantagens, como a redução de custos, por exemplo.

Papel das lideranças  

O líder é aquele que sempre deve estar à frente de qualquer processo. Isso serve para as pessoas que exercem cargos de liderança e também para as empresas líderes de mercado. São essas empresas que encabeçam a implantação de processos tecnológicos e são seguidas pelas demais. 

A gestão de operações exige processos que viabilizem uma colaboração eficiente entre os profissionais. E isso pede novas tecnologias que facilitem os compartilhamentos e interações dos colaboradores, onde quer que estejam.  

A tecnologia da gestão de operações

Há cerca de 10 anos, um software de automação era caro e inalcançável para a maioria das organizações. Hoje, essa tecnologia é acessível e escalável para empresas de todos os portes.

Antes da pandemia, segundo a McKinsey & Company, apenas 18% dos executivos demonstraram interesse em aumentar seus investimentos em automação e digitalização, mas atualmente essa porcentagem subiu para 34%. 

Hoje, a tecnologia permite que muitas tarefas sejam realizadas automaticamente, o que gera mais tempo e energia para que as pessoas criem e entreguem mais produtividade, enquanto as máquinas trabalham. 

A tecnologia não deve ser utilizada apenas visando a aquisição de clientes, mas também para aumentar a satisfação dos colaboradores da empresa. Ferramentas de gestão que consigam aferir o que é importante para a força de trabalho pode ajudar o líder a criar um ambiente motivador. 

Empresas dos setores público e privado vêm há anos utilizando sistemas de gestão como Seis Sigma, mapeamento do fluxo de valor, métricas de gestão de performance, lean thinking, entre outras. Nos últimos anos a tecnologia tem melhorado ainda mais os sistemas de gestão, otimizando processos e complementando o que já existe. 

Para inovar é preciso começar 

O primeiro passo para implantar novos processos de gestão de operações é fazer um diagnóstico do que é necessário em cada equipe e o que precisa ser feito. 

As ferramentas e processos antigos não precisam ser abandonados, mas sim avaliados. O que for positivo pode ser mantido e o que não funcionar pode ser modificado ou deixado de lado. 

É importante contar com uma equipe interdisciplinar para criar os novos processos, com profissionais de TI, RH, jurídico e outras peças importantes para a gestão. 

A tecnologia está cada vez mais disponível e é preciso sabedoria para utilizá-la em favor do seu negócio. Cabe aos líderes conduzir para os novos caminhos e comandar as mudanças. Afinal, uma das características de um líder de sucesso é a capacidade de inovar e caminhar conforme as transformações acontecem. 

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