Como montar uma loja virtual antes do Natal – parte 2
Publicado em 07/06/2012 às 14h30, por: Andre Gugliotti
No mês passado, eu escrevi a primeira parte dessa série de posts sobre como montar sua loja virtual. Se você não leu, dá uma olhada lá e prepare a parte do planejamento que fala dos elementos que estão dentro da empresa.
No primeiro post da série, nós olhamos o quanto sua empresa é forte e o quanto você precisa melhorar para chegar no estágio desejado e poder competir nesse mercado feroz que é o mundo. Agora é a hora de olhar para fora da sua empresa e ver onde você vai competir e principalmente com quem você vai competir. Quando você souber disso terá chegado a hora de definir exatamente o que você vai fazer – ou o que você vai vender.
Planejamento do negócio – olhando para fora da sua empresa
Vamos começar pelos dois quadrantes que faltavam da matriz SWOT: oportunidades e ameaças. Esses dois elementos guardam muita semelhança com os dois elementos anteriores (forças e fraquezas) e podem ser explicados quase da mesma forma, com a diferença de que oportunidades e ameaças são todos aqueles elementos que estão fora da empresa e que portanto não temos controle.
Então, de um modo simples, oportunidade é tudo aquilo que pode ser aproveitado de modo a conduzir a organização para o seu objetivo, enquanto ameaças são representadas por tudo que pode atrapalhar o seu caminho, fazendo com que ele se torne difícil. O exemplo clássico de oportunidade é uma demanda não atendida e que sua empresa tem condições de atender; já o exemplo clássico de ameaça é uma quebra na safra de açúcar que pode fazer com que os doces produzidos pela sua empresa – se você tiver uma confeitaria, por exemplo – fiquem muito mais caros com o aumento do preço da principal matéria-prima.
Seguindo a linha didática, você vai pegar seu bloco de notas (em papel ou no computador) e listar as oportunidades e ameaças que estão presentes em seu negócio:
- repita o mesmo objetivo que você já tinha determinado, colocando-o em letras maiúsculas no alto da folha
- liste cerca de 15 oportunidades, das mais variadas como “demanda pelo produto em tendência de alta”, “busca por produtos de maior qualidade entre as classes B e C”, “acesso privilegiado a grupos organizados de consumidores”
- é mais díficil que listar forças e fraquezas, mas novamente tente desenvolver os 15 itens, mostrando porque eles ajudarão sua empresa a atingir o objetivo; da mesma forma, você já começará a perceber que algumas oportunidades estão longe de serem boas ou que não estão relacionadas ao objetivo
- verifique os itens que sobraram e aprofunde a explicação que você deu para aquela oportunidade, verificando se ela é realmente condizente com o objetivo e o que pode ser melhorado
- faça o mesmo processo com as ameaças
Assim, você terá mais uma lista com as oportunidades e ameaças que você conseguiu listar no cenário atual. O próximo passo é juntar tudo isso na matriz SWOT.
Alinhando os objetivos na matriz SWOT
Conforme a imagem da matriz SWOT, você vai listar os seis principais itens levantados em cada um dos quadrantes. Isso te permitirá ter um panorama visual da situação e facilitar a próxima tarefa que é responder às seguintes perguntas:
- como as forças podem auxiliar no aproveitamento das oportunidades
- como as forças podem ajudar a minimizar as ameaças
- como as fraquezas podem atrapalhar na hora de aproveitar as oportunidades
- como as fraquezas podem potencializar as ameaças
Dando tudo certo, você terá um mapa da situação atual e de qual caminho seguir. É hora de reavaliar tudo o que foi feito e ver se ainda está coerente com o que você esperava quando começou esse trabalho.
Os quadrinhos na parede: missão e visão
A ideia aqui não é montar um planejamento estratégico completo e nem daria, pois ele seria bem extenso. O objetivo é que você tenha ao menos um mapa em mãos para construir uma loja virtual melhor preparada para enfrentar a concorrência, ter sucesso e distribuir riqueza, seja na forma de dinheiro para os acionistas, seja na forma de melhores produtos, com uma melhor experiência de compra ao cliente. Ainda assim, eu acho que vale a pena a gente falar de mais três elementos antes de entrarmos na estratégia em si: missão, visão e valores.
Quando falamos em missão, visão e valores de uma empresa a primeira coisa que vem à mente são os quadros na parede do escritório ou aquelas páginas de “Quem Somos” nos sites. Essa imagem acabou sendo construída pela falta de boas missões e visões que realmente refletissem a razão de existir daquela empresa e o que ela persegue. Missão e Visão não são constituídas de coisas óbvias, mas também não devem ser complicadas. Elas precisam estar ligadas ao que sua empresa quer, precisa ter relação com a cultura da empresa e com as pessoas que trabalham nela.
Novamente, não vou entrar em detalhes sobre esses assuntos por aqui, até porque há bastante material no Google. É só buscar por missão e visão e acompanhar os resultados.
Analisando a concorrência e o consumidor
Hora de ir pra rua. Pra que você possa montar seu planejamento, faltam dois elementos fundamentais a serem estudados: quem são seus concorrentes e quem são seus consumidores. É preciso que você elenque os seus principais concorrentes e faça uma análise de cada um deles, verificando onde você consegue superá-los e quais são as coisas boas que eles podem ensinar a você. Pense também em pontos onde possam haver vantangens para ambos – que pode resultar em futuras parcerias – e pontos onde vocês se anulam e que, portanto, serão foco de combates.
Faça o exercício de entrar na mente de seu consumidor, de seu cliente. Pense no que ele quer, o que ele deseja, o que o satisfaz. Liste as coisas que deixam seu cliente nervoso ou irritado e que podem fazer com que ele deixe de ser seu cliente para sempre. Faça uma relação entre os seus produtos e seus consumidores e veja quais são as situações em que você pode resolver problemas de seus clientes, apresentando soluções de preço adequado com qualidade e que ainda represente uma experiência para ele.
Mesmo que seus concorrentes sejam lojas virtuais, veja se não é possível fazer estudos em lojas físicas semelhantes. Da mesma forma, se você não tem acesso aos seus consumidores físicos, busque lugares onde eles estão e veja como eles se comportam e quais seus gostos e hábitos.
Montando o planejamento da sua nova loja virtual
Dá trabalho, mas compensa. Uma nova empresa (ou mesmo um novo departamento ou operação de uma empresa existente) não pode ser um jogo de dados onde a sorte conta a cada lance. É preciso planejar e estruturar o caminho a ser seguido, tentando ao máximo prever o que acontecerá a cada instante e estando preparado para reagir ao que sai do caminho projetado. Para que a gente comece a pensar no planejamento da sua loja virtual, teremos que voltar lá no começo: o que é mesmo que você vai vender?
Essa é a hora de detalhar o que você vai vender: quais são os seus produtos ou serviços e como eles serão oferecidos e para quem? Se você tem muitos produtos ou serviços, procure fazer grupos com características semelhantes para que você consiga trabalhar melhor: cada grupo precisará de uma estratégia detalhada e terá suas particularidades ao montar suas ações.
Você já sabe o que você vai vender, já sabe pra quem você vai vender e com quem vai competir. Conhece suas forças e fraquezas, analisou as oportunidades e ameaças. O seu planejamento será a soma de todos esses elementos e (eu espero) dará a resposta pra pergunta mais difícil: pra onde você está indo? Sabendo isso, você poderá começar a pensar em como chegará lá e no nosso caso, como será sua loja virtual.
Esse post faz parte de uma série de posts a serem publicadas durante o ano de 2012. Leia as outras partes, clicando nos links a seguir, ou assine nosso Feed RSS para receber os posts diretamente em seu Google Reader. Você também pode curtir a nossa página de fãs no Facebook, todos os posts são colocados lá.
maio/2012 – Como montar sua loja virtual antes do Natal – parte 1: olhando para dentro da sua empresa
junho/2012 – Como montar sua loja virtual antes do Natal – parte 2: olhando para fora da sua empresa
julho/2012 – Como montar sua loja virtual antes do Natal – parte 3: estruturando seu planejamento
agosto/2012 – Como montar sua loja virtual antes do Natal – parte 4: desenvolvendo sua loja
setembro/2012 – Como montar sua loja virtual antes do Natal – parte 5: colocando sua loja virtual para funcionar
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