Como se preparar para uma boa negociação de vendas
Publicado em 02/06/2020 às 18h21, por: Rodrigo Neves
Negociar não é um dom e sim uma técnica, onde com dedicação e prática, as chances de se ter sucesso aumentam. Reunir argumentos e informações, controlar a ansiedade e lidar com a rejeição são algumas premissas essenciais para quem deseja negociar com sucesso. Saber lidar com o cliente também faz parte deste conjunto.
Neste artigo, vamos reunir algumas dicas para uma boa negociação que são primordiais para a época em que estamos vivendo com as mudanças diária do mercado. E a cada dia temos que nos preparar mais para não desperdiçarmos uma oportunidade.
De acordo com um estudo apresentado pela ABRADi (Associação Nacional de Agentes Digitais) o primeiro ponto a se considerar é, precisamos ter clareza da real necessidade do cliente, para isso envolver a área contratante do projeto é algo primordial do que negociar apenas com a equipe de compras.
Estudar e levantar as informações a respeito do negócio do seu cliente, é outra questão importante para o momento, pois nem todas as empresas estão sendo impactadas com a mesma intensidade. Temos setores como por exemplo: hotelaria e aviação, que foram uns dos mais impactos e agropecuária, saúde e alimentação (supermercados) os que tiveram menor impacto. Então saber as informações do mercado lhe ajudaram a se posicionar com cliente, e entender por qual momento ele está passando e as estratégias a serem definidas.
Tenha inteligência emocional, não deixe que suas emoções tomem conta na hora da negociação. Lembre-se que negociar não é uma briga, não existe quem ganha ou perde. Ela deve ser uma conversa amigável que no final agrade ambas as partes. Por isso cative seu cliente, estabeleça uma relação de confiança com ele, seja resiliente.
Uma carta na manga durante a negociação é algo que todos precisam ter, nunca se deve oferecer tudo em uma primeira rodada. Devemos ter margens para negociar, ter um diferencial para conceder no momento que identificamos que a negociação poderá não ser concluída positivamente. Então ser criativos e estrategista com o benefício que iremos utilizar, irão fazer os olhos do cliente brilhar por essa proposta e enfim concluir a negociação de forma positiva.
Não deixe de buscar atualizações no mercado que possam sempre te capacitar para desenvolver melhores técnicas, procure inovações, novas tendências e mostre sempre confiança no que está conduzindo e defendendo.
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