Fale no WhatsApp

Conheça

Logo Zenie

Como se tornar um Google Adwords Professional?

Sem categoria

Google Adwords Qualified Individual - imagem: online-marketingsolutions.com

Algumas pessoas me questionam como eu atingi o nível de Profissional Certificado em Google Adwords: se é difícil, quanto tempo leva, como fiz para estudar, como me preparei para as provas e até mesmo que provas eu fiz e se é necessário manter um gasto mínimo em minha central de clientes para manter o status de Google Adwords Professional. Já havia prometido há algum tempo e eis que agora cumpro a minha promessa e tento ajudar aqueles que querem obter suas certificações.

Primeiro é preciso entender o que é um Google Adwords Professional: é um profissional certificado pelo Google, através de provas (uma prova básica, mais uma prova por área de certificação), reconhecido como apto a gerenciar campanhas de links patrocinados, através do serviço Google Adwords. O certificado – em cada área – tem validade de um ano, o que significa que a cada ano o profissional tem que se submeter novamente ao teste na(s) área(s) escolhidas.

As áreas de certificação são três: Search Advertising ou Publicidade de Pesquisa, Display Advertising ou Publicidade de Conteúdo e Reporting & Analysis ou Análise e Relatórios. A Search cobre as questões referentes à exibição de anúncios na página do Google enquanto a Display avalia sua capacidade de promover anúncios nos sites que exibem anúncios do Google via Adsense, além do Youtube. Por último, a Report cobre as questões referentes à sua capacidade de utilizar as ferramentas para análise dos dados que o sistema acumula. Se você passar no exame básico e em uma das três áreas, você já atinge a certificação. Isso quer dizer que não é preciso passar nas três áreas, mas apenas em uma delas, de preferência na qual você irá trabalhar.

As provas de certificação para o Google Adwords

As provas são feitas em um ambiente preparado para isso, via site do serviço de certificação. Cada uma delas envolve cerca de 100 a 120 questões de múltipla escolha, em um tempo médio de 2 horas e uma nota de corte variando de 70% a 85% de acertos. Cada teste custa USD 50,00, ou seja, em torno de R$ 80,00. Depois que se começa o teste, não é possível interrompê-lo.

Uma dica que não sei até que ponto é válida, mas arrisco colocar aqui: eu fiz todas as provas em inglês e mesmo nesse idioma há muitas questões onde se deve ter atenção, pois uma palavra muda todo o sentido da resposta. Colegas que fizeram o teste em português reclamam de traduções malfeitas ou palavras que soam como “pegadinhas”. Acho que a dica vale pra quem for fazer a prova em inglês ou português: preste atenção nas respostas. A ideia não é cobrar a “decoreba”, mas o raciocínio e a capacidade de interpretação de como o Google Adwords pode ajudar as empresas a ganhar dinheiro com conversões, atraindo cliques de qualidade.

Como estudar para as provas de certificação do Google Adwords

Praticamente não há material sobre o Google Adwords em português. Eu comecei a mexer com otimização em 2007, quando comecei a entender quais eram os elementos que auxiliavam na busca pelas melhores posições no Google e de como isso influenciaria o mercado. Nessa época, fiz um curso disponível no site do software Webceo e comecei a trabalhar, ainda de brincadeira, na área.

A partir da metade de 2009, comecei de fato a gerenciar campanhas de Adwords e percebi que uma compreensão mais completa seria necessária. Dois livros me ajudaram: Advanced Web Metrics with Google Analytics, de Brian Cliffton, e Advanced Google Adwords, de Brad Geddes. Somado a isso, busquei informação na própria Central de Treinamento do Google Adwords, disponível gratuitamente no site do sistema. Então de um modo resumido, eu levei um ano mexendo com o software, gerenciando campanhas e mais cerca de 3 meses estudando pelos livros e materiais até tirar a minha primeira certificação, no final de 2010.

Se você estiver em São Paulo, também pode optar por fazer um curso, em centros como a Goobec. É uma forma de acelerar seus estudos, mas que só terá resultados rápidos se você já tiver contato com o Google Adwords.

Como manter a sua certificação e como retornar seu investimento

Já há algum tempo não é mais necessário manter um gasto mínimo em anúncios no Google Adwords para conservar sua certificação válida. A única ressalva é que a prova básica tem validade de 2 anos e as demais – os níveis avançados – 1 ano cada. Ou seja, se você foi aprovado na prova básica em 01/11/2010, ela é válida até 31/10/2012, enquanto em uma prova do nível avançado como a Search, se você foi aprovado em 15/11/2010, ela é válida até 14/11/2011, quando você terá que refazer a prova do nível Search.

Não é fácil atingir as certificações e não é propriamente barato mantê-las: as três certificações custarão algo como R$ 270,00 por ano (se você sempre passar na primeira tentativa), mais o tempo de estudo e livros a comprar. Entretanto, o nível de certificado lhe abre portas e o diferencia dos demais profissionais, além de ser um profissional obrigatório em empresas que queiram ser certificadas Google.

Como esse profissional é raro – estima-se que haja em torno de 300 profissionais certificados em Google Adwords no Brasil, já dá pra imaginar como está a busca por eles. Você quer ser um profissional certificado em Google Adwords? Como está se preparando? Já começou a estudar? O que você está fazendo para entrar pra esse seleto grupo de profissionais? Conte pra gente nos comentários e boa sorte!

Comentários

Assine a nossa newsletter!

Cadastre o seu e-mail e
receba as nossas novidades

    O e-mail é salvo em banco de dados para consulta futura.
    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplica a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.