Dez sites onde você pode estudar Magento, versão 2015

Blogs sobre Magento - imagem: blog.magentomagik.comNo primeiro semestre de 2011, quando o Magento recém havia mudado seu logotipo do magenta original, como utilizei nesse post, fiz uma lista com dez sites onde você poderia estudar o Magento de graça. Depois de 4 anos, como andam esses sites e quais são as novidades? Vamos primeiro olhar os sites de 2011:

  1. Site Oficial do Magento Commerce – depois de ter sido reformulado em 2013, o site continua sendo uma boa fonte de conteúdo, em inglês e português, com seus fóruns e wikis.
  2. Canal Oficial do Magento Commerce no Youtube – continua no ar, mesmo que o ritmo de postagem de vídeos seja bem menor que nos primeiros anos; o canal do Magento no Youtube traz vídeos das edições do Immagine, mas lamentavelmente, não há as palestras da edição 2014.
  3. Blog Oficial do Magento Commerce – o blog oficial do software, em inglês, continua firme e forte!
  4. Blog do Mario Sam – o Samurai do Magento continua postando artigos e vídeos em um novo endereço. O fórum do Mario Sam também continua ativo.
  5. Comunidade Magento – mantido pela Cerebrum, continua firme e forte,
  6. Leonardo Mangione – um dos primeiros professores de Magento no Brasil. Em 2011, o conteúdo ainda estava lá, hoje o domínio já foi desativado.
  7. Inchoo – os Inchooers fizeram parte do meu livro de Lojas e ainda fazem parte da vida de quem trabalha com Magento, ao menos na memória. O blog da Inchoo, no entanto, continua sendo atualizado constantentemente.
  8. Magento Magik – o conteúdo do blog continua disponível, agora em outro endereço. No entanto, o material parece não estar sendo atualizado.
  9. Alan Storm – em 2011, o blog estava desativado. Em 2014, não dá pra saber ao certo, mas parece ter posts recentes. De todo modo, guarda muito material sobre desenvolvimento e configurações do Magento.
  10. Roman Zenner – autor de livro sobre Magento – editado em alemão -, ele mantinha um blog sobre diversos assuntos, inclusive Magento, em inglês. No entanto, parece que agora os posts são só em alemão – e nada de Magento.

Para 2015, infelizmente não há grandes novidades em relação a essa lista. Até houveram algumas iniciativas em novos blogs no Brasil, mas a maioria não se manteve atualizada. É muito comum profissionais lançarem blogs e depois não conseguirem mantê-lo atualizado (ou atualizá-los em sprints de 3 semanas a cada 6 meses). Por aqui, apenas um novo fórum. Lá fora, algumas outras fontes de consulta interessantes surgiram (ou já existiam, mas eu não as conhecia):

  1. Magento Dicas – um novo fórum para reunir quem trabalha com Magento no Brasil.
  2. Blog da aheadWorks – o blog da conhecida empresa de desenvolvimento de módulos para Magento está sempre atualizado, trazendo dicas de módulos, eventos, novidades e tradicional pesquisa de participação de mercado do Magento.
  3. Blog da BelVG – a empresa desenvolve módulos e temas para Magento e Prestashop e apresenta alguns posts interessantes (apesar de recentemente o Prestashop estar muito mais na vitrine).
  4. Blog da Linkbiz – em seu blog, a Linkbiz tem falado pouco de Magento, mas ainda assim, vale a menção por aqui. A seção de e-commerce traz conteúdo interessante para lojistas, não só de Magento.

Você tem alguma sugestão de site onde você possa estudar Magento? Mande sua dica através dos comentários.

Comentários

comentário(s)