Qual a diferença entre site, hotsite e landing page?
Publicado em 25/01/2017 às 21h44, por: Rodrigo Neves
No universo digital existem diversas maneiras das marcas marcarem presença no meio on-line. Ser encontrado na internet não é uma tarefa simples para as empresas e por isto, sites, hotsites e landing pages são criados. Mas, qual a diferença entre site, hotsite e landing page?
Apesar dos termos serem frequentemente utilizado, nem sempre são bem aplicados porque as definições podem ser confusas para a maioria das pessoas. Por este motivo vamos explicar os conceitos e as aplicações de cada um e entender finalmente qual é a diferença entre site, hotsite e landing page.
O que é um site?
Se faça presente!
Site é a forma abreviada para website. Os sites são o princípio da World Wide Web ou “www” como conhecemos e também é o motivo de utilizarmos sempre este prefixo no início de cada site.
Um site é uma coleção de páginas hospedadas em um mesmo domínio. É hoje em dia a forma mais básica para as marcas serem encontrados na imensidão da internet.
Esta coleção de páginas trazem informações sobre a marca (empresa) de forma geral, como por exemplo: informações institucionais, serviços, produtos, formas de entrar em contato e diversas outras informações que são relevantes a empresa apresentar para seus clientes e visitantes.
Um site normalmente tem muito conteúdo e este precisa estar muito bem organizado para facilitar com que o leitor encontre facilmente a informação desejada. Técnicas de arquitetura da informação são muito utilizadas para melhorar a experiência de uso dos visitantes.
Principais características de um site
- É divulgada pela empresa como seu local principal de presença digital (domínio: www.suaempresa.com.br);
- Fica publicado por tempo indeterminado;
- Normalmente é utilizado para cunho institucional e comercial, como uma vitrine de produtos e serviços;
- Pode ter uma grande quantidade de informação e uma estrutura extensa de sub-páginas;
O que é um hotsite?
Aproveite, é somente agora!
Traduzido ao pé da letra, hotsite significa “site quente”. Sabendo disto, já podemos informa que sua principal finalidade é promover alguma ação de marketing específica, por um tempo definido.
Possuem um apelo visual muito forte para criar uma expectativa grande no seu público-alvo pois normalmente visam destacar algum momento especial: lançamento de produtos, promoções, eventos culturais, campanhas de conscientização e outros.
Principais características de um hotsite
- Possuem uma vida útil determinada, ou seja, eles são tirados do ar após o término de alguma ação (normalmente duram semanas ou meses);
- Normalmente é utilizado um domínio adicional ou um subdomínio;
- Possuem pouco conteúdo e bem direcionado para evitar a dispersão do usuário;
- Também possuem seu foco para a conversão na maioria dos casos;
- Apelo visual muito forte;
- Muito utilizada como página de destino em links patrocinados;
O que é uma landing page?
Estou aqui! E agora?
Conforme já informado em nosso artigo “O que é uma Landing Page e como criar” uma landing page é uma página de destino extremamente focada em conversão e muitas vezes é confundida com um hotsite.
A diferença básica entre a landing page e o hotsite é que a landing page não expira, ou seja, ela não deve sair do ar depois de um tempo a não ser que a estratégia da empresa mudou.
O Inbound Marketing usar muito a criação das landing pages como uma estratégia efetiva para apresentar informações de maneira rápida e objetiva e captar leads.
Principais características de uma landing page
- Não possuem uma vida útil determinada;
- Normalmente é utilizada em um domínio adicional ou um subdomínio, mas pode estar presente dentro do domínio do próprio site;
- Possuem pouco conteúdo e bem direcionado para evitar a dispersão do usuário;
- Possuem seu foco para a conversão e captação de leads;;
- Apelo visual direcionado para o Call to Action;
- Muito utilizada como página de destino em links patrocinados;
Conclusão
Esperamos que este artigo tenha esclarecido para ti a diferença entre site, hotsite e landing page e que você aplique os conceitos para criar as estratégias corretas em seu plano de marketing digital.
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