Qual a diferença entre site, hotsite e landing page?

Diferença entre site, hotsite e landing page

No universo digital existem diversas maneiras das marcas marcarem presença no meio on-line. Ser encontrado na internet não é uma tarefa simples para as empresas e por isto, sites, hotsites e landing pages são criados. Mas, qual a diferença entre site, hotsite e landing page?

Apesar dos termos serem frequentemente utilizado, nem sempre são bem aplicados porque as definições podem ser confusas para a maioria das pessoas. Por este motivo vamos explicar os conceitos e as aplicações de cada um e entender finalmente qual é a diferença entre site, hotsite e landing page.

O que é um site?

Se faça presente!

Site é a forma abreviada para website. Os sites são o princípio da World Wide Web ou “www” como conhecemos e também é o motivo de utilizarmos sempre este prefixo no início de cada site.

Um site é uma coleção de páginas hospedadas em um mesmo domínio. É hoje em dia a forma mais básica para as marcas serem encontrados na imensidão da internet.

Esta coleção de páginas trazem informações sobre a marca (empresa) de forma geral, como por exemplo: informações institucionais, serviços, produtos, formas de entrar em contato e diversas outras informações que são relevantes a empresa apresentar para seus clientes e visitantes.

Um site normalmente tem muito conteúdo e este precisa estar muito bem organizado para facilitar com que o leitor encontre facilmente a informação desejada. Técnicas de arquitetura da informação são muito utilizadas para melhorar a experiência de uso dos visitantes.

Principais características de um site

  • É divulgada pela empresa como seu local principal de presença digital (domínio: www.suaempresa.com.br);
  • Fica publicado por tempo indeterminado;
  • Normalmente é utilizado para cunho institucional e comercial, como uma vitrine de produtos e serviços;
  • Pode ter uma grande quantidade de informação e uma estrutura extensa de sub-páginas;

O que é um hotsite?

Aproveite, é somente agora!

Traduzido ao pé da letra, hotsite significa “site quente”. Sabendo disto, já podemos informa que sua principal finalidade é promover alguma ação de marketing específica, por um tempo definido.

Possuem um apelo visual muito forte para criar uma expectativa grande no seu público-alvo pois normalmente visam destacar algum momento especial: lançamento de produtos, promoções, eventos culturais, campanhas de conscientização e outros.

Principais características de um hotsite

  • Possuem uma vida útil determinada, ou seja, eles são tirados do ar após o término de alguma ação (normalmente duram semanas ou meses);
  • Normalmente é utilizado um domínio adicional ou um subdomínio;
  • Possuem pouco conteúdo e bem direcionado para evitar a dispersão do usuário;
  • Também possuem seu foco para a conversão na maioria dos casos;
  • Apelo visual muito forte;
  • Muito utilizada como página de destino em links patrocinados;

O que é uma landing page?

Estou aqui! E agora?

Conforme já informado em nosso artigo “O que é uma Landing Page e como criar” uma landing page é uma página de destino extremamente focada em conversão e muitas vezes é confundida com um hotsite.

A diferença básica entre a landing page e o hotsite é que a landing page não expira, ou seja, ela não deve sair do ar depois de um tempo a não ser que a estratégia da empresa mudou.

O Inbound Marketing usar muito a criação das landing pages como uma estratégia efetiva para apresentar informações de maneira rápida e objetiva e captar leads.

Principais características de uma landing page

  • Não possuem uma vida útil determinada;
  • Normalmente é utilizada em um domínio adicional ou um subdomínio, mas pode estar presente dentro do domínio do próprio site;
  • Possuem pouco conteúdo e bem direcionado para evitar a dispersão do usuário;
  • Possuem seu foco para a conversão e captação de leads;;
  • Apelo visual direcionado para o Call to Action;
  • Muito utilizada como página de destino em links patrocinados;

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha esclarecido para ti a diferença entre site, hotsite e landing page e que você aplique os conceitos para criar as estratégias corretas em seu plano de marketing digital.

Comentários

comentário(s)