,

A era da Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas

Nos primórdios da internet, quase ninguém imaginaria a proporção que essa tecnologia alcançaria. Porém passados anos, sabemos que ela não para de se expandir, trazendo muitos benefícios, e até mesmo, malefícios, para nossas vidas.

E pelo visto, uma nova era está chegando para todos nós. A chamada internet das coisas (IoT – Internet of Things).

Você deve estar se perguntando, o que seria essa internet das coisas, certo?

Pois bem, a IoT é simplesmente a tecnologia que está se integrando com coisas que usamos no nosso cotidiano. Hoje já existem travas de porta inteligente, que permitem trancar e destrancar a porta de sua casa, com um simples toque na tela do seu celular. Ou seja, é a tecnologia que interliga as coisas do mundo real e do virtual.

Algumas pessoas podem achar isso muito surreal ou apenas visto em filmes, mas isso já é realidade e um número maior de pessoas estão usufruindo dessa facilidade/tecnologia.

Para enfatizar essa afirmação,  smartwatches, que são aqueles relógios que possuem câmera, e-mail, calendário, conexão com a internet,  m mensagens, receber chamadas e até mesmo, permitem a utilização de aplicativos, direto da tela do relógio.

Não conseguimos imaginar a quantidade de itens que podemos interligar com a IoT, mas tenho a convicção de que em anos, teremos diversos itens que utilizarão dessa tecnologia, abrindo ainda mais o universo infinito que é a internet e suas possibilidades. Mas você já pode dar uma conferida em alguns produtos disponíveis no mercado (http://iotlist.co/?ref=uxlinks).

Um ponto que devemos levar em consideração é que tecnologias também podem apresentar falhas, bugs e precisam de atualizações para um aperfeiçoamento constante.

Assim, sempre digo que é muito importante avaliar o tipo de tecnologia que você quer utilizar, sabendo dos benefícios e malefícios delas. E após essa análise, se você concluir que tem mais a ganhar do que perder, então nada melhor que você faça uso dessa tecnologia.

Por fim, é preciso destacar a grande era de possibilidades que a Internet das Coisas irá nos proporcionar, trazendo uma gama de oportunidade para que nossa vida, tanto pessoal, quanto profissional, sejam cada vez mais ágeis, assertivas e facilitadas. Modificando totalmente o modo de viver e trabalhar que fizemos durante todos esses anos.

 

Comentários

comentário(s)