ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID

Neste artigo vamos trazer algumas estratégias de negociação que podem fazer a diferença na hora de negociar com um cliente ou fornecedor. O objetivo é reduzir o impacto financeiro para ambas as partes, utilizando de algumas estratégias como, conscientizar o cliente sobre as oportunidades do Marketing Digital, ampliação ou redução do escopo dos serviços prestados, alteração da forma de pagamentos do contrato por tempo limitado, proteção do fluxo de caixa e a importância de novas ações que podem ser a base para um novo negócio.

A boa ligação com o cliente e o acesso direto ao C-level será determinante na hora da negociação, essa fidelização e relação só tem a lhe trazer vantagens como a confiança conquistada durante esse tempo o que facilita o fechamento de novos projetos e aumento de sua renda.

Conscientizar que investir na presença digital das marcas é o caminho neste momento. Novas estratégias como um e-commerce, novo site, aplicativo e ferramentas, podem salvar as empresas no momento atual. A digitalização da economia está se tornando a forma de sobrevivência de muitos.

Um outro ponto que podemos abordar é a oferta de novos serviços além do escopo de trabalho. Ao invés de reduzir os serviços prestados, analise cliente a cliente e veja o que pode ser implementado e poderá ajuda-lo impactando em sua comunicação, e até mesmo em seu posicionamento de marca perante ao mercado. Muitas vezes pequenas ações estimulam e geram resultados grandiosos que trazem novas oportunidades.

Caso seja necessário uma redução do contrato de trabalho, determine um prazo para isso. Não deixe esse tempo em aberto, isso não deve ser o novo cenário no pós-crise. Essas reduções, devem valer apenas a penas até a recuperação da economia.

Proteger seu fluxo de caixa é essencial, negocie para manter parcialmente os prazos de pagamentos e recebimentos.  Uma regra  que costuma funcionar e não causaria um problema tão grave em seu caixa é os 50% – 50%. Sensibilize seus clientes, dizendo que não podemos postergar o pagamento de salários e benefícios da equipe de trabalho.

Podemos observar, que todas essas estratégias citadas, são encadeadas uma na outra gerando um processo a ser seguido. Se isto for colocado em prática com certeza seu fluxo de trabalho será mais fácil se recuperar e ou até mesmo alavancar durante esse período que estamos sofrendo com a economia.

Comentários

comentário(s)