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Implantando um blog com sua loja Magento

Domínios à venda - imagem: blogalize.netNa semana passada, eu publiquei um artigo convidando lojistas a montarem blogs junto com suas lojas virtuais. Nele mostrei que um blog tem a habilidade de atrair público qualificado para o seu conteúdo e servir de trampolim para sua loja virtual, melhorando a performance e aumentando as vendas. Mas como implantar esse blog? Quais as melhores formas de instalar um blog junto com sua loja Magento? Antes de pensar na ferramenta, vamos ao conteúdo que seu blog deve ter.

1) Pensando no conteúdo do blog

Você vai começar a escrever o blog para divulgar seus produtos e promover sua loja virtual. Essa é uma estratégia que traz muitos resultados se for bem pensada. Antes de lançar a ideia, lembre-se que:

  • Você deve ser imparcial ao escrever os artigos: não importa que seu conteúdo é patrocinado por sua loja virtual, é preciso que ele seja verdadeiro e que saiba mostrar os prós e contras de seus produtos. Acredite, seus clientes não deixarão de comprar o produto se você mostrar seus defeitos – desde que, obviamente, as vantagens do produto compensem.
  • Monte artigos bem escritos: você não precisa ser o Machado de Assis, Luis de Camões ou Monteiro Lobato para escrever textos de alta qualidade, mas você não pode errar no português e nem montar artigos difíceis de ler.
  • Escreva frequentemente, ao menos uma vez por semana: se seu blog não for atualizado, logo ele estará no limbo dos blogs e o trabalho não terá valido à pena. Organize uma agenda de posts e escreva-os com antecedência.
  • Estruture os formatos de artigos: como falei no post anterior, você pode fazer comparativos entre as marcas, reviews e avaliações de produtos, guias de compras, dicas e curiosidades. Tenha formatos de artigos prontos e os deixe organizados em categorias, para facilitar a vida do leitor.

2) Estruturando os relacionamentos com a loja

Seu blog é comercial e ele precisa ser rentável. A rentabilidade não virá na forma de anúncios mas sim na atração de tráfego qualificado para sua loja, com um aumento na conversão. Assim, quando você estiver montando seu blog, você precisa ter em mente como fará os relacionamentos com a loja virtual. Você pode colocar uma vitrine de produtos em destaque na lateral do blog assim como pode lançar campanhas para assinatura de newsletters – mesclando anúncios promocionais com conteúdo relevante. Outra forma de relacionar o blog com a loja é colocar links para os produtos que são alvo de comparativos e oferecer promoções exclusivas para os leitores do blog.

Só não se esqueça que se isso for muito ostensivo, sua imparcialidade será questionada. Não há um limite físico entre o que é encarado como propaganda e o que é sugestão de venda e a única forma é testar. Você pode oferecer também vídeo avaliações dos produtos que você vende e postá-los no Youtube, incorporando-os ao seu blog. Assim, você ganha duas vezes, com tráfego no Youtube e também no blog.

3) Decidindo pela ferramenta de blog

Você tem basicamente três formas de montar o seu blog:

  • utilizar o WordPress, ferramenta líder para blogs (e que aliás, é a plataforma que permite que esse blog chegue até você): o WordPress é gratuito e pode ser obtido no site da ferramenta. Ele deve ser instalado em seu servidor, mas atenção, utilize domínios e bancos de dados separados da loja virtual, por uma questão de organização e segurança. Você pode ter algo como blog.minhaloja.com.br e não há nenhum problema se o blog tiver uma cara diferente da loja virtual (desde que não perca a identidade).
  • utilizar o módulo Blog, da aheadWorks: essa é uma ferramenta também gratuita que permite inserir um blog dentro do Magento, fazendo com que ele seja parte de sua loja virtual.
  • montar um blog gratuito, em tantas ferramentas de blogs que existem por aí, podendo até mesmo hospedar em seus próprios servidores, sem custo nenhum.

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