A importância dos meios de pagamento para o e-commerce

Meios de pagamento

Os meios de pagamento são tão importantes para as lojas virtuais quanto o portfólio de produtos. É por meio deste mecanismo que as compras são efetivadas e o dinheiro chega até a empresa.

Os meios de pagamento mais conhecidos e utilizados são Boleto Bancário e Cartão de Crédito, porém também existe empresas que praticam outras modalidades, tais como: transferência bancária ou depósito bancário.

Hoje, devido a segurança da informação e de fraudes, não é recomendável o desenvolvimento de um sistema que se integre direto com às Instituições Financeiras. Para isto, ao implementar um meio de pagamento em sua loja virtual, podem ser utilizados 2 tipos de mecanismos:

  • Gateways de Pagamento – Sistema web que faz a interconexão entre o seu comércio eletrônico (loja virtual do cliente) e os sistemas dos principais meios de pagamento, como cartões de crédito, bancos e boletos bancários.
  • Intermediadores ou Facilitadores de Pagamento – Empresa financeira, que funciona como um intermediador de transações, ou seja, uma empresa de negócios e valores que recebe os pagamentos dos compradores e os repassa aos vendedores, de forma online, por meio de uma conta corrente virtual.

A implementação de meios de pagamento em sua loja podem ser realizados de diversas formas, porém existe 3 principais, são elas:

  • Padrão – O comprador ao finalizar a compra é redirecionado para o site do Facilitador ou Gateway para realizar o pagamento. Após o pagamento ser concluído é direcionado novamente para a Loja Virtual.
  • LightBoxO pagamento é realizado na loja, porém uma caixa do Facilitador ou Gateway se abre como se fosse um “pop-up”.
  • Checkout transparente – É mais complexo e exige um nível de integração e desenvolvimento maior, porém permite que todo o procedimento seja feito dentro da loja, sem redirecionar para nenhum lugar.

Comentários

comentário(s)