gerenciando estoque de produtos no Magento - imagem: Alistair Berg/Digital VisionPara fazer o download, vá até o final do post!

Quando se deseja cadastrar poucos produtos no Magento, a interface do painel de administração é a melhor solução: é prática e rápida e você pode colocar seus produtos na loja virtual de forma visual, preenchendo os campos e navegando pelas abas. Se você já tiver o catálogo de produtos organizado, com as descrições, imagens e valores dos atributos, em uma dia de serviço você consegue cadastrar um catálogo com 50 produtos. Mas e quando você tem mais que 50 produtos (um catálogo com 250, 500, mil, dois mil produtos), o que fazer?

O Magento traz uma ferramenta muito prática para isso: a importação de produtos via CSV ou XML. Basta que você tenha seus produtos organizados em uma planilha eletrônica, como a do Excel ou Open Office, para cadastrar e atualizar seus produtos em massa. Como eu ainda vejo muita dificuldade nessa questão, decidi compartilhar uma planilha de modelo para cadastro de produtos no Magento. E de quebra, falar dos principais problemas na importação dessa planilha (que podem deixar muita gente de cabelo em pé).

Em tempo: se o seu catálogo é muito grande (mais de 2.000 produtos) ou se você utiliza um estoque compartilhado com uma uma loja física, eu recomendo sinceramente a adoção de um ERP, que além de ajudar na gestão da sua empresa, servirá para manter sua loja atualizada.

O preenchimento da planilha de produtos é muito simples: cada coluna representa um atributo, desde os atributos obrigatórios, como SKU, tipo de produto, website ou peso, até atributos opcionais, entre os próprios do Magento – imagem, fabricante – e os criados pelo lojista – voltagem, garantia, etc. Cada linha será preenchida com as informações de um produto, quantos você quiser.

Eu recomendo que se utilize uma pasta de trabalho (aquelas abas que ficam abaixo da planilha) para cada grupo de atributos, já que dessa forma, cada pasta terá os atributos (ou seja, as colunas) referentes àquele grupo de atributos. Além de ser mais organizado para o preenchimento, permite-se criar um CSV para cada grupo de atributos, facilitando a importação ou atualização. Importante: se o produto ainda não tiver sido criado, todos os atributos obrigatórios são realmente obrigatórios. Se for uma atualização, você pode passar apenas os itens que você deseja modificar.

Depois que você terminar o preenchimento (há um mini-manual no próprio arquivo), você deve salvar a planilha como CSV, em formato UTF-8. É muito importante que o formato do CSV esteja correto, porque senão você não conseguirá importar a planilha no Magento. Eu recomendo que você use o Open Office pra exportar a planilha para CSV, já que o Excel não costuma colaborar nessa operação. Feito isso, abra o arquivo no Notepad++ (ou seu editor favorito) apenas para verificar se não houve nenhuma quebra de linha – cada produto deve ocupar uma única linha -, pois se um campo tiver sido quebrado, o Magento retornará um erro.

Planilha modelo para produtos no Magento - imagem: André Gugliotti

Se tiver dado tudo certo até aqui, basta ir no painel do Magento e:

  • acesse Sistema -> Importar/Exportar -> Data Flow Perfil e selecione a opção de Importar todos os Produtos
  • procure a aba Enviar Arquivo e faça o upload do arquivo CSV
  • clique em Salvar e Continuar
  • depois de salvo, busque a aba Executar Modelo
  • selecione o arquivo e clique em Executar Modelo em Popup.

Aí é só acompanhar o Magento trabalhando (e rezar para Nossa Senhora da Internet para que não hajam erros). Não feche a aba ou janela que foi aberta até que a instrução de término do processamento seja exibida. Depois disso, confira se os seus produtos foram importados corretamente e faça uma revisão dos produtos.

O que fazer se der erro na hora de importar os produtos no Magento?

Há várias pequenas coisas que podem resultar em erros na hora de importar. Na maioria das vezes, o erro tem uma das seguintes causas:

  • você esqueceu de preencher um dos atributos obrigatórios: se eles estiverem em branco, o Magento vai dar uma tarja vermelha informando apenas o primeiro dos campos com erro (e continuar trabalhando, importando o que for possível)
  • ele faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, o que significa que Habilitado é diferente de habilitado
  • em casos de informações de campos de seleção, os valores têm que ser idênticos aos já cadastrados no Magento, incluindo espaços e acentuação
  • sua loja está usando uma tradução diferente do modelo da planilha: essa planilha foi baseada nos termos da tradução do Mario SAM, da Escola Magento e se você estiver usando outra tradução, os termos utilizados podem variar, como por exemplo, Catálogo, Busca e Catálogo, Pesquisa
  • você esqueceu de colocar os arquivos das imagens na pasta media/import do seu servidor (se você não for importar imagens, basta deixar a célula em branco)
  • o arquivo CSV não está no formato UTF-8
  • há quebras de linhas no arquivo, o que faz com que alguns produtos  sejam divididas em duas, três linhas e algumas informações fiquem órfãs, confundindo o Magento
  • tanto o arquivo como a configuração do Magento devem ser semelhantes: se você usou ” como delimitador e , como separador, mantenha assim em ambos os lados

Clique aqui para fazer o download da planilha modelo para importação de produtos no Magento – direto do Dropbox

Comentários

comentário(s)

49 respostas

Os comentários estão fechados.