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Índice de Maturidade Digital (IMD)

Planejamento
Maturidade Digital

O que é o Índice de Maturidade Digital (IMD)?

Este índice tem por objetivo indicar qual é o nível de maturidade dentro do cenário de transformação digital que uma empresa se encontra.

Além disto, acompanhar de forma periódica o índice de maturidade digital (IMD) da empresa é importante para encontrar oportunidades e entender a posição da empresa dentro do segmento que atua.

Para calcular o índice de maturidade fiz diversos estudos por metodologias aplicadas por grupos de pesquisa, grandes consultorias e universidades e praticamente todos estes estudos estão disponíveis de forma gratuita na internet e estão referenciados neste artigo.

Para organizar a forma de medir o IMD foi utilizado uma ferramenta de planejamento estratégico muito conhecida criada pelos professores Kaplan e Norton: o Balance Scorecard. Faça o download da planilha de cálculo do índice de maturidade digital e veja como está o seu nível.

Como foi organizado a estrutura de cálculo do índice?

Foi definido 5 áreas para organizar os índices:

  • Cultura: o quanto a cultura de inovação e transformação digital está inserida.
  • Organização: como a organização assume em seu dia a dia as iniciativas digitais e de inovação.
  • Tecnologia: como a área de tecnologia está preparada para as demandas digitais.
  • Insights: como os dados estão sendo mensurados e utilizados.
  • Ambiente Digital: como está o ambiente digital da empresa: canais, processos e ferramentas.

A partir da definição destas 5 áreas foram criados itens que medem o nível de aplicabilidade de cada uma das áreas. Cada item possui um peso específico que foi definido com base em aprendizado adquirido nos meus 17 anos de experiência em ambiente digital e na tratativa com organizações de todos os portes possíveis.

Como foram definidos os pesos para cálculo do IMD?

Para o cálculo do peso, criei um índice de aplicabilidade sendo:

  • 0 – Discordo completamente, com multiplicador 0;
  • 1 – Discordo parcialmente, com multiplicados 0,33;
  • 2 – Concordo parcialmente, com multiplicador 0,66;
  • 3 – Concordo totalmente, com multiplicador 1;

A soma de todos os pesos resulta em 100 pontos e com base no percentual atingido é definido o nível de maturidade digital utilizando os estágios definidos pelo estudo da Boston Consulting Group (BCG):

  • 0 a 29 pontos – Nascente;
  • 30 a 65 pontos – Emergente;
  • 66 a 80 pontos – Conectado;
  • 81 a 100 pontos – Multimomento;

O índice de maturidade digital está diretamente ligado ao quanto as empresas inovam?

Se observarmos a evolução dos estágios de maturidade digital das empresas percebemos que quanto mais a empresa possui uma cultura de inovação, maiores as chances de encontrar as melhores ferramentas que ajudarão a criar vantagens competitivas no ambiente digital, potencializando resultados e se conectando com seu consumidor.

Uma forma de apoiar o IMD é também medir a inovação que pode ser medida utilizando métricas de entrada e métricas de saída.

As métricas de entrada, são conhecidas também como métricas de atividade, ou seja, aquelas que irão indicar as ações realizadas que tem por objetivo trazer soluções de inovação, como por exemplo:

  • Volume de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Quantidade de ideias geradas;
  • Números de ideias selecionadas dentre as geradas;

Já, as métricas de saída, que também podem ser chamadas de métricas de impacto são as que demonstram o real resultado das ideias e iniciativas das métricas de entrada, como por exemplo as métricas a seguir sugeridas por Fred Santoro, head de Startups da AWS:

  • ISR (Innovation Success Rate) = Total Projetos de Sucesso / Total de Projetos Explorados EII (Efficiency of Innovation Investment) = Total de Projetos Explorados / Total de Investimentos
  • Innovation Magnitude = Total de Ganhos Obtidos / Total de Projetos de Sucesso
  • NPS (Net Promoter Score) = Avaliar satisfação de todos envolvidos no projeto (ex: clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, acionistas, investidores)

Como cada empresa possui seu próprio universo, recomenda-se que crie seus próprios indicadores pois eles irão refletir exatamente os objetivos e estratégias traçados. A inovação tem que entregar valor para os clientes da empresa, se isto estiver como base em toda a criação, a empresa está no caminho certo.

Planilha de Cálculo do Índice de Maturidade Digital

Quer calcular o Índice de Maturidade Digital da sua empresa? Clique aqui e baixe a planilha.

Ou se preferir, a VitaminaWeb possui um treinamento in company sobre tendências digitais que é criado de forma personalizado para a empresa onde além de ser identificado o nível de maturidade digital também é verificado:

  • Análise geral do ambiente digital;
  • Benchmarking com concorrentes;
  • Comportamento do consumidor;
  • Tendências do seu mercado;
  • Pontos de melhoria.

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