,

Instant Articles: Conheça este recurso

Instant Articles

O que são Instant Articles

Os Instant Articles do Facebook são uma versão otimizada dos artigos que aparecem na timeline (linha do tempo) do usuário, porém, restrito para quando ele está utilizando o aplicativo mobile do Facebook, ou seja, este recurso não está disponível para desktop.

Assim como o AMP (Accelerated Mobile Pages), o principal objetivo deste recurso é oferecer uma experiência de uso mais rápida e agradável para os usuários, porém, diferente do AMP, os Instant Articles fica limitado apenas para a leitura de conteúdo dentro da rede social.

Porque foi criado?

Partindo do princípio que ainda o acesso a internet dos dispositivos móveis é limitada, as informações demoram muito para carregar. Em pesquisa realizada pela KissMetrics, 40% dos usuários abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar.

Então, com esta tecnologia o conteúdo é carregado de forma instantânea para o usuário, criando uma experiência de uso inacreditável, onde o usuário tem a sensação inclusive que o conteúdo é parte integrante do aplicativo.

Como funciona

Em resumo, os Instant Articles funciona da seguinte maneira: ao clicar em um link de um site dentro do aplicativo do Facebook ele puxa previamente o conteúdo de maneira enxuta e exibe dentro do navegador embarcado do app com padrões de formatação específicos.

O que ganhamos e perdemos ao utilizar este recurso?

Como todo o novo recurso, exitem prós e contras ao implementar um novo recurso e a decisão em utilizar varia do tipo de site que você possui e como você faz a sua rentabilidade e conversão.

O que perdemos

  • Page views ou visualizações de página – a partir do momento que se utiliza os Instant Articles o aplicativo do Facebook não direciona mais o tráfego para o site, pois, conforme informado anteriormente, o conteúdo afora está pré-carregado na rede social e isto faz com que os page views tenham uma queda.
  • Conteúdos relacionados – como existe uma versão enxuta do conteúdo em uma formatação padrão, não existe uma forma de um usuário que gostou da informação que exibimos continuar navegando pelo nosso site.
  • Compartilhamento em outras redes sociais – A única forma disponibilizada de compartilhar o conteúdo é utilizando o próprio Facebook, ou seja, perdemos as integrações com outras redes, tais como Google+, Linkedin, Twitter e outras.

O que ganhamos

  • Usabilidade e engajamento: Não temos como questionar que a experiência do usuário para ler o conteúdo aumentará de forma significativa. A velocidade em carregar o conteúdo e a arquitetura da informação criada possibilita que o usuário foque na leitura do conteúdo e crie maior engajamento com a marca.

Links úteis

Saiba mais sobre os Instant Articles em: https://instantarticles.fb.com/

Comentários

comentário(s)