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Mais uma rodada de perguntas do evento de Magento

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1o. Encontro de Magento Commerce - palestra de Renato Rosa - foto: Luiz RauberDurante o 1o. Encontro de Magento Commerce, nós restringimos o espaço para perguntas, devido ao tempo curto, mas as perguntas estavam liberadas no chat do LiveStream. Na semana retrasada eu já respondi algumas delas que falavam sobre carreira em Magento Commerce. Agora, sigo com as respostas a mais três perguntas:

O Fernando perguntou: qual é a vantagem de ter o iPAGARE ao invés de fazer uma conexão direta com as operadoras (por exemplo de cartões de crédito)?

A minha resposta, Fernando, é que depende do porte da empresa. O Flávio Maciel explicou a diferença entre os operadores de pagamentos em sua palestra sobre “Meios de Pagamento Online com Magento“. Se você é uma empresa pequena, pequena mesmo ou apenas pequena, muitas vezes o melhor caminho é o intermediário de pagamento, como o PayPal, que cuidará da transação, avaliará o risco, aprovará (ou não) e lhe entregará o dinheiro. É uma parte do processo que você está terceirizando.

Se você é uma pequena ou média empresa e pode cuidar dessa parte, verificando a transação, avaliando risco, enfim dando uma atenção maior ao processo, a primeira forma é usar o gateway de pagamento, como o iPAGARE. Falando abertamente a vantagem de usar um gateway é não precisar se preocupar com a sua estrutura, uma vez que a saída da sua loja é canalizada no gateway e ele cuida da comunicação com as operadoras. Assim, você não precisa investir (e depois manter constantemente em ordem) certificados de segurança e servidores homologados.

Porém, concordo que há casos em que a melhor alternativa é conectar direto aos servidores das operadoras, como Cielo e Redecard. Empresas maiores podem optar por isso pois já dispõem da infra-estrutura e conseguem agir rapidamente na manutenção e conservação do ambiente.

O Renato perguntou: quantos Magento Certified Partners existem no Brasil?

Dei a resposta nesse post, mas repito agora: são 8 Partners, sendo 7 Solution Partners – Brandlive, Biostore, RedFeet, Signativa, Indexa, Noix e FXP Labs, além do iPAGARE como Industry Partner.

A última pergunta pendente veio do Cláudio. Eu entendi que ele quer saber se é possível desenvolver módulos móveis pro Magento, mas se eu tiver entendido errado, o espaço está aberto, basta refazer a pergunta!

Cláudio: no ambiente móvel, o Magento tem o aplicativo Magento Mobile, que é um software desenvolvido para iOS e Android que permite portar lojas virtuais Magento para os smartphones. Ao invés de navegar em web, o cliente da loja baixa e instala (via App Store ou Android Market) e tem uma melhor experiência de navegação. O aplicativo é gratuito para o cliente, mas a loja compra uma licença da Magento Inc., que já cuida da instalação e da publicação do aplicativos para download.

Assim, não vejo muito sentido em desenvolver aplicativos para o ambiente mobile, mas confesso que ainda não fui muito a fundo nisso. Talvez existam algumas possibilidades de softwares que complementem funções de lojas Magento, permitindo ações de por exemplo vincular localização geográfica de uma loja física a uma loja virtual da marca. É uma área em que ainda tem muita coisa pra fazer!

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