Meta tags: Title, Description e Keywords
Publicado em 29/09/2015 às 13h30, por: Andre Gugliotti
Se você já trabalha com Magento há algum tempo, certamente percebeu que na página de criação e edição de produtos, há uma aba chamada Meta Information. Dentro dela, você encontra três campos de texto, com os rótulos Meta Title, Meta Keywords e Meta Description (ou seus correspondentes conforme a tradução utilizada).
Muitos deixam esses campos em branco, muitos sequer sabem de sua existência. No entanto, eles são fundamentais dentro de sua estratégia de otimização, para que sua loja seja melhor posicionada e obtenha mais visitas orgânicas. O motivo é simples: esses campos são voltados para os mecanismos de busca e ainda que isoladamente não respondam por uma parcela significativa do ranking, eles são importantes na atração de novos clientes.
Primeiro, explico porque esses campos isoladamente não fazem grande diferença. Para calcular o Page Ranking, o ranking que determina se uma página deve aparecer primeiro que as outras e qual a ordem de exibição para determinada palavra-chave, o Google utiliza uma imensidão de fatores.
Ninguém sabe ao certo quais são esses fatores e qual o seu peso, mas estima-se em mais de mil itens, como palavras do texto, imagens, qualidade do código e as meta tags em si. Cada um dos fatores tem um peso, o que significa que quanto maior o peso, maior sua importância. Como não sabemos os pesos, não podemos dizer que é importante focar em determinado item. Uma coisa que sabemos é que atualmente (e isso pode mudar um dia), o Google ignora as meta keywords, portanto qualquer coisa que for escrita ali não influenciará em nada no resultado do Google.
Mesmo assim, há uma grande importância nas meta tags. Sim, elas serão importantes para ajudar no posicionamento na página de resultados mas, como disse ali em cima, serão ainda mais importantes para ajudar na atração do cliente. Vamos ver cada uma delas:
Meta Title
A tag Meta Title corresponde ao título que será exibido nos buscadores. Quando você faz uma pesquisa e visualiza os resultados, eles vêm mostrados como título, URL e descrição. Pois a tag Meta Title é justamente aquele título. Por isso, é fácil perceber que um título chamativo, atraente, esclarecedor fará com que a pessoa que está buscando sinta-se muito mais inclinada a clicar em sua página.
No caso do Magento, se você não preencher esse campo, ele usará o nome do produto como Meta Title, mas nem sempre o nome do produto é o melhor que você pode usar nesse campo. Em linhas gerais, tenha em mente que você deve manter esse título menor que 50 caractereres (é um consenso de que nessa faixa, o Google não cortará seu texto), deve conter o nome do produto e deve ser claro para que a pessoa saiba exatamente de que produto se trata. Tente também encaixar palavras-chave no título, como “TV 32″ Samsung” ou “Notebook ASUS”.
Outra coisa: não coloque o nome de sua loja na Meta Title. Primeiro, porque para quem está procurando o produto, isso não fará muita diferença. Segundo, porque ele já aparecerá na URL, visível para o cliente.
Meta Keywords
A tag Meta Keywords corresponde às palavras-chave da página, aquelas palavras que representam a página. Por exemplo, esse artigo poderia ter como palavras-chave as tags que o acompanham como ‘meta tags, meta title, otimização de sites, otimização de lojas’. Essa meta tag servia como sinalização para os buscadores do que se tratava a página, mas pouco a pouco foi abandonada devido aos abusos – pessoas sem noção colocavam textos completos como palavras-chave, sem qualquer conexão real com o conteúdo da página.
Entretanto, sabe-se que alguns buscadores ainda utilizam a meta keywords dentro desse conjunto de fatores. Portanto, vale a pena preencher algumas palavras nesse campo, sem abusar. Entre 4 e 10 palavras, diretamente relacionadas ao conteúdo da página, usando expressões separadas por vírgulas, é o ideal.
Meta Description
Como o nome diz, a Meta Description é a tag que cuida da descrição do conteúdo da página, apresentando na página de resultados, de maneira sintética, o que aquela página tem. Em conjunto com o titulo, a descrição fará com que o visitante tenha interesse em clicar no link e saber mais sobre seu produto. Como esse clique é gratuito, não é pago como nos Links Patrocinados, é uma excelente estratégia para atrair clientes qualificados.
Uma coisa importante de saber aqui é que nem sempre o conteúdo da tag Meta Description será exibido na página de resultados. Conforme a palavra-chave pesquisada, o Google pode optar por apresentar uma parte do texto, onde essa palavra aparece. Ainda assim, uma boa Meta Description fará a diferença.
Ao escrever sua Meta Description, resuma seu texto a 160 caracteres (novamente, é a quantidade de letras que se acredita que o Google sempre mostrará o texto inteiro, sem abreviar). Pense em um texto comercial, mas sem exagerar. Procure mostrar que seu produto atende às necessidades do cliente e que sua loja reúne as melhores condições. Nao minta, não exagere, não mude a realidade pois fará com que o cliente aperte o botão Voltar do navegador e o Google saberá que sua página não agradou.
Antes de terminar, sei que isso é um trabalho adicional quando se está fazendo o cadastro dos produtos e talvez você não tenha tempo. Se não puder preencher as tags para todos os produtos, procure escolher ao menos os 10% dos produtos mais vendidos (ou que você crê que venderão mais) e os 10% mais buscados. Assim, já de início seu catálogo terá os produtos principais com essas informações preenchidas e facilitando a vida de seu cliente no Google.
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