Fale no WhatsApp

Conheça

Logo Zenie

Minhas impressões sobre o Magento 2 (não, ainda não!)

Sem categoria

Depois de muito tempo, parece que agora vai! A Magento Inc. promete o lançamento oficial do Magento 2 para o final desse ano e estamos quase chegando lá. Já havia olhado algumas instalações de testes, feitas por colegas aqui no Brasil e em outros países, mas até agora não havia tomado coragem de fazer o download e instalar o Magento 2 em uma máquina própria. Para isso, fui até o repositório do Magento 2 no Github e segui as instruções que estão nos comentários, logo abaixo dos arquivos.

Você tem a opção de fazer o download diretamente da página do repositório ou cloná-lo, usando seu método favorito. Utilizei o Source Tree, bem prático pra quem já tem um pouco de experiência em Git e totalmente confuso pra quem está dando os primeiros passos. Se é o seu caso, faça o download direto e não se preocupe em clonar o repositório. Enquanto o download era feito, fui atender o segundo requisito: o Composer.

Para facilitar a vida – e como em meu servidor de produção, Linux, não tenho o PHP 5.5 e não gostaria de mexer nisso agora – preferi instalar o Magento 2 em meu próprio desktop, usando o Wamp como servidor. Acho que não foi uma boa escolha e penso que isso tenha sido decisivo no fato de eu conseguir concluir a tarefa.

O Composer deu uma engasgada na hora da instalação: ele dizia que o OpenSSL não estava habilitado, mesmo eu tendo feito isso manualmente no painel do Wamp. O detalhe é que, por algum mistério, o php.ini da pasta onde o executável do PHP está localizado realmente trazia a linha referente ao OpenSSL comentada. Resolvido, isso, o Composer foi baixado e instalado sem problemas. Aí, fui começar a instalação do Magento e me deparei com outro problema. Não havia percebido que o meu Wamp também não era 5.5 e portanto, precisei atualizá-lo, algo que me custou mais algum tempo, até instalar e configurar todas as extensões.

Parênteses: só depois de ter instalado o Composer, percebi que meu PHP era o 5.4 e o Magento requer o 5.5. Vvocê deve ter o PHP 5.5 antes de instalar o Composer, já que o segundo dependerá do primeiro para funcionar direito. Optei por desinstalar e reinstalar o Composer, apontando a versão correta do PHP.tela de verificação do Magento 2 - imagem: reprodução

Depois de organizado e com Composer atualizado, tudo pronto para seguirmos adiante! Os passos são muito similares à instalação do Magento 1 – basta acessar via navegador, aceitar a licença, fazer uma verificação dos requisitos, informar os dados do banco de dados e… a partir daqui, só sei por conta de outras pessoas que instalaram o Magento 2 e compartilharam telas, porque não consegui passar do banco de dados.

Por alguma falha na minha instalação ou no próprio instalador do Magento 2, ao informar as credenciais do banco de dados e clicar em Next, nada acontecia. Nenhum mensagem de erro, nenhum aviso, nenhum retorno no console. Nada. Pra que não tivesse que desistir dessa tarefa – e desse post – até tentei ainda instalar o Magento 2 via CLI, chamando o setup/index.php via comando. Só que ele também não funcionou – e isso sei que é por conta do meu servidor local. Depois de quase três horas mexendo nisso, desisti.

Pior, depois que tinha desistido e estava já escrevendo esse post, fez-se a luz: minha versão do MySQL é a 5.5 e o Magento 2 pede a 5.6. Provavelmente, essa é a causa do erro. Depois de três horas de aprendizado, não será hoje que vou corrigir isso e tentar seguir adiante nos testes.

De todo modo, aprendi algumas coisas:

  • não sei como ficará na versão definitiva, estável, mas o Composer certamente será um obstáculo para usuários inexperientes.
  • a exigência do PHP 5.5 também poderá ser um complicador, embora será muito mais fácil de solucionar do que era o PHP 5 quando o Magento foi lançado em 2008.
  • o MySQL não é um problema; fiquei preso nele porque uso uma versão um pouco mais antiga do Wamp.

Quanto aos arquivos, as pastas mudaram, como era esperado. Chama a atenção a pasta vendor, que inclui os pacotes gerenciados pelo Composer, e a pasta dev, com testes e ferramentas adicionais. Apesar de haver uma pasta app, com code e design dentro dela, o conteúdo está bastante modificado. Quanto ao painel, vamos ver se nas próximas semanas consigo concluir essa instalação e poderei testá-lo, tanto quanto à estabilidade, como quanto à usabilidade.

Comentários

Assine a nossa newsletter!

Cadastre o seu e-mail e
receba as nossas novidades

    O e-mail é salvo em banco de dados para consulta futura.
    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplica a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.