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Montando um catálogo de produtos – parte 2/4

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Um catálogo de produtos é o centro de uma loja virtual, o que realmente importa, pois é por conta dele que os clientes entrarão na loja e é nele que está aquilo que o cliente quer, um produto. Nesse tutorial, falamos sobre como montar um catálogo de produtos de qualidade para sua loja virtual. Você pode buscar outros artigos sobre produtos aqui no blog.

Hora de começar a trabalhar com os produtos em si. Você já sabe o que vai vender? Se não sabe ainda, volte ao primeiro artigo desse tutorial para identificar que tipo de produto você pode vender e como é seu mercado. Se já sabe, pegue um produto em sua mão – ou ao menos uma foto em tamanho grande – e comece a avaliar os pontos que tratamos nessa etapa.

escolhas - imagem: Floresco Productions/OJO Images

2) Características dos produtos

Características são exatamente o que você está pensando: tudo aquilo que é usado para descrever um produto. É preciso pensar no maior número possível de detalhes, de modo a montar um quadro completo e detalhado do que é produto, de como ele é e o que ele faz. Há produtos que serão descritos em poucas linhas enquanto outros precisarão de uma página inteira para serem apresentados. Basta comparar uma simples vela decorativa com um automóvel.

A primeira terá características básicas como altura, formato, coloração, aroma, tempo de queima, uso (e você já percebeu que para um simples produto como uma vela já foi possível listar seis características, sem incluir itens padrão como peso, descrição e preço). Já um automóvel terá muitas vezes mais características, começando por motorização, dimensões e peso, passando por inúmeros acessórios. Independente disso, não há alternativa. Para cada um de seus diferentes produtos, você deverá produzir uma lista com suas características.

Um detalhe é que neste primeiro instante você não precisa – embora será útil – preencher as características em si. Você precisa listar que elas existem, como no caso da vela onde é preciso saber que existe uma característica chamada coloração, mas não precisa informar ainda que ela pode ser preenchida com valores como branca, amarela, verde, azul, etc.

Você ainda está se perguntando o porquê de tudo isso? A resposta passa por ter que conhecer o produto que venderá para que possa organizar o catálogo e termina no fato de que as características serão o elemento essencial na apresentação do produto ao consumidor. Essas características irão formar a listagem que é mostrada na página do produto, permitindo que o visitante compreenda o que você está vendendo de maneira fácil e ordenada.

3) Atributos

Antes de partirmos para a organização do catálogo em si, é importante falar um pouco mais das possibilidades que as características podem ter. Aliás, o termo varia: algumas plataformas chamam esse item como atributos enquanto outras falam de funcionalidades e outras de características. Por ter trabalhado com Magento por quase 10 anos, estou acostumado a falar atributos, então é a mesma coisa.

Quando você lista os atributos que compõem um produto, eles podem ser divididos em:

  • Sim/Não – são as características que serão preenchidas com um sim OU um não. Por exemplo, uma impressora pode possuir uma entrada para rede. Esse atributo é preenchido com um sim quando a característica está presente e com um não quando ela não está presente.
  • Lista de seleção – o atributo é preenchido com base nos valores apresentados em uma lista. O primeiro passo para isso é criar uma lista com os possíveis valores. Por exemplo, o fabricante de uma câmera fotográfica pode ser escolhido em uma lista com nomes como Canon, Nikon e Olympus. Esse tipo de atributo permite apenas uma escolha (uma câmera tem apenas um fabricante, assim espero).
  • Múltipla seleção – similar à lista de seleção, com a diferença que é possível selecionar mais de um valor. Por exemplo, o material com o qual uma mesa de jantar é feita pode incluir madeira e vidro e ambos os itens são selecionados na hora de cadastrar um produto.
  • Texto – quando você precisa informar um texto livre, esse campo é utilizado. Normalmente, esse campo é utilizado quando não há um padrão definido. Por exemplo, você precisa informar um período de garantia e cada produto acaba tendo textos diferentes como 3 meses, 6 meses extensíveis por mais 3 meses ou 3 meses direto com o fabricante. Se você fosse colocar cada uma das opções em uma lista de seleção, acabaria com uma lista muito grande de valores.
  • Área de texto – similar ao campo texto, porém com a possibilidade de incluir múltiplas linhas e, na maioria das plataformas, código HTML, utilizando um editor próprio. É o caso de um campo para “Especificações adicionais”, onde você listará especificações que não entraram nos atributos e que são importantes, merecendo um realce.

O passo seguinte é relacionar cada uma das características listadas no primeiro item com os tipos de campo acima, com exemplos de preenchimento para cada campo. Como já disse antes, pensando no campo coloração, ele ficaria assim:

  • Nome da característica: Coloração.
  • Formato de campo: Lista de seleção (pois uma vela normalmente tem uma única cor).
  • Opções da lista: Branco, Amarelo, Azul, Vermelho, Verde, Violeta.
  • Obrigatório: Sim (deve ser preenchido sempre).
  • Único: Não (significa que o valor preenchido aqui não é exclusivo de um único produto, já que mais de um produto na loja pode ser de uma determinada cor).

Conforme sua plataforma, outras opções podem ser solicitadas, mas para estruturar o catálogo essas cinco serão suficientes. Faça o mesmo para cada uma das características de seu produto, procurando ser o mais específico possível. Se ao final você sentir que foi muito específico e terminou com uma lista gigantesca de características, é mais fácil cortar itens do que descobrir depois que precisava ter atendido uma situação particular que não foi prevista.

Outro ponto interessante a se ter em mente é que algumas características podem ser usadas para guiar a seleção do cliente na hora de escolher um produto. O tamanho de uma roupa é uma dessas características. Você venderá camisetas iguais (mesma cor, mesma estampa, mesmo formato de gola e comprimento de manga, mesmo tecido) mas em tamanhos diferentes (P, M e G). Essas três camisetas são três produtos diferentes, com seus códigos exclusivos para uma correta gestão do estoque, mas o cliente as vê como um único produto.

É preciso pensar nessas características e já deixá-las “separadas”. Conforme a plataforma que você for utilizar, a forma de trabalho é diferente. Na maioria das vezes, no entanto, você criará o produto principal e depois suas variações.

4) Jogos de atributos ou templates

Um último conceito importante – e que também depende da plataforma que você utilizará – é o jogo de atributo ou template. Ele é como se fosse uma grade, um conjunto de características que terá por função colocar os atributos todos juntos para que você possa cadastrar um produto.

Tendo como exemplo os extremos mostrados no começo desse post, não dá pra cadastrar uma vela e um automóvel na mesma grade de características. Não daria nem mesmo se a vela a qual me refiro fosse aquela utilizada para fazer a ignição do combustível dentro do motor. Para isso, utilizamos os jogos ou templates, de forma a colocar características próprias a cada produto em um mesmo lugar.

Pense nos produtos que você venderá em sua loja virtual e como eles têm características comuns. Para isso, liste cada um dos produtos e suas características em folhas separadas e marque quais são aquelas que se repetem. Veja o quanto elas são realmente similares ou se têm apenas o mesmo nome. Você terminará com uma série de jogos de características que usará para cadastrar seus produtos.

OBS: nesse tutorial, não vou tratar de como cadastrar os atributos em sua plataforma. Se você utilizar o Magento, escrevi várias vezes sobre isso aqui no blog e em meus livros. Confira!

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