O Magento Commerce tem uma característica muito interessante, desde a sua versão Community: a capacidade nativa de gerenciar múltiplos sites e múltiplas lojas, com múltiplas visões de loja. A princípio, é um pouco complicado, mas o princípio é bem simples. Uma única instalação Magento pode concentrar diferentes endereços de lojas virtuais e cada uma delas pode ter lojas diferentes dentro dela. Quando se fala em diferentes lojas, não se deve entender como lojas realmente diferentes, como o Magazine Luíza e as Lojas Colombo ocupando o mesmo espaço, mas sim em diferentes departamentos, com aspectos e abordagens diferentes conforme o perfil do público-alvo.

múltiplas lojas no Magento - imagem: andregugliotti.com.br

Como eu disse, há três níveis de configuração:

  1. multi-sites: apesar de a criação das diferentes URLs serem feitas no painel, não basta apenas isso para que ela passe a funcionar, é preciso também configurações no servidor para que o visitante que chega por diferentes endereços possam atingir a instalação Magento. Os diferentes sites devem ser usados quando são lojas diferentes, com marcas, focos ou produtos, preços, comunicação totalmente diferente. O fato de haver uma instalação Magento é justificada apenas por questão de facilidade de manutenção e otimização de gestão, porque na prática são operações distintas.
  2. multi-lojas: aqui entram variações de público-alvo que mereçam lojas à parte. Um exemplo que eu sempre dou nas palestras é uma loja que venda sapatos, de todos os tipos e gostos. É fácil perceber que alguém que está buscando sapatos finos tem prioridades diferentes do que uma pessoa que busca sapatos de baixo preço. São públicos e expectativas diferentes e portanto precisam de abordagens diferentes. Nessa mesma linha, uma variação pode ser determinados segmentos como adolescentes buscando sapatos femininos de determinado modelo ou marca. Conforme a força da marca e a quantidade de vendas, vale a pena pensar em uma loja específica para esse público, com uma abordagem e comunicação completamente distinta da loja principal.
  3. visões de lojas: na verdade, as variações de endereços/lojas no Magento terminam no item 2, mas como essa é uma configuração que ainda confunde muito as pessoas, vamos à explicação! As visões de lojas são a forma encontrada pela equipe do Magento (e ao que tudo indica será abandonada na nova versão do Magento, o Magento 2) para abrigar os idiomas. Dessa forma, cada visão de loja é um idioma diferente e pode ter todas as informações personalizadas nesse nível

esquema de múltiplas lojas no Magento - imagem: André Gugliotti

Ah, uma informação importante: o Magento pode suportar múltiplos sites e múltiplas lojas, mas para isso é preciso estrutura de hardware. Não pense que basta sair criando as lojas naquela sua instalação Magento hospedada em um ambiente compartilhado que não vai funcionar.

Comentários

comentário(s)

15 respostas

Os comentários estão fechados.