,

O novo modelo das agências digitais

Novo modelo das agências digitais

Estou lendo ultimamente vários artigos de alguns “gurus” da internet falando que o modelo das agências digitais tem que mudar senão elas irão quebrar.

Em boa parte há de se concordar que uma agência digital cada vez mais tem que ampliar o seu leque de atividades e serviços para conseguir comportar tudo o que o universo digital lhe proporciona e é quase impossível conseguir fazer tudo. Este é o grande fato!

Como é a estrutura de uma agência digital

Uma agência digital hoje em dia é composta por inúmeros departamentos, não existe um padrão muito bem definido, mas pode-se tentar resumir em:

  • Planejamento – área responsável por planejar além de campanhas de marketing digital, estratégias de como o cliente pode atingir os objetivos traçados em seu plano anual;
  • Atendimento – área responsável por manter o relacionamento com o cliente, levantando os briefings e entregando todas as demandas solicitadas;
  • Criação – área criativa da agência, digamos que transformam idéias em fantásticos layouts com o objetivo de estar alinhado com o planejamento do cliente;
  • Tecnologia – transforma em realidade tudo o que foi planejado e criado;
  • Mídia – departamento responsável por toda a gestão da divulgação do cliente, em todos os canais que foram definidos;

Como a agência tradicional ganha dinheiro hoje

Atualmente a maioria das agências digitais tem sua principal receita focada na administração da mídia dos clientes, onde, existem vários modelos de remuneração, desde um BV até um percentual com base no valor investido em mídia pelo cliente.

Porém, os valores devido a diversidade de canais, concorrência de mercado, cada vez mais tem diminuído e não pode mais ser a principal fonte de receita.

O termo agência por mais que é utilizado, acabou perdendo o seu sentido, pois, cada vez mais as agências deixam de agenciar o cliente e sim, já executam todo o trabalho necessário, mas muitas vezes com mão de obra desqualificada, não conseguindo gerar os melhores resultados para o cliente.

Percepção do cliente

O cliente cada vez está mais antenado. Ele quer que a agência esteja 100% alinhado com suas metas, e define metas para agências, pois no digital tudo pode ser medido.

O cliente gosta do design desenvolvido, se impressiona com o planejamento elaborado, mas no final das contas, o que ele quer ver é o ROI (retorno do investimento) do dinheiro investido no trabalho da agência ou na mídia que a agência gerenciou.

Então, neste caso, a agência tem que começar a mudar a forma como atua com seu cliente: Tem que imergir na estratégia do cliente e definir o que do universo digital irá trazer resultados para o cliente (não é apenas mídia bem feita).

O que a agência precisa fazer para mudar?

No novo modelo de agências digitais, o papel da agência é ser um consultora digital trazendo para o cliente as melhores soluções do mercado, no menor custo possível e com qualidade.

Isto é possível? Sim é possível!

As agências precisam ter parceiros estratégicos em seu negócio para que lhes auxiliem em trazer e executar as melhores soluções para o negócio do seu cliente.

Hoje com a complexidade e imensidão do universo digital não se pode ter mais tudo dentro de casa.

Veja por exemplo algumas coisas do universo digital que todo o cliente possui, mas nem toda a agência consegue ter 100% do expertise internamente:

Conclusão

As agências “full service” precisam se transformar em verdadeiras consultorias digitais e utilizar parceiros estratégicos tais como Produtora Digital, Agência de SEO, Agência de Mídia, Agência de Inbound, entre outros, para lhes suportar em toda entrega que foi definida junto ao cliente, sempre com foco em resultados.

 

 

Comentários

comentário(s)