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O que é ads.txt?

ads.txt

O ads.txt é uma iniciativa do IAB onde um arquivo do tipo texto (TXT) que significa Authorized Digital Sellers é criado e hospedado em seu domínio. Ele deve ficar hospedado na raíz (Ex: https://www.meudominio.com.br/ads.txt) e ajuda a garantir que todo o seu inventário de anúncios digital apenas seja comercializado por vendedores previamente identificados como autorizados.

O que isto significa?

Ao criar o arquivo ads.txt você possui maior controle sobre quem tem permissão para comercializar anúncios no seu site de modo a combater o “mercado clandestino” do inventário de anúncios digital.

É obrigatório usar o ads.txt?

O uso do arquivo ads.txt é recomendável mas não obrigatório. Ao criá-lo na verdade ajudará a marca a se proteger contra inventários que fingem de alguma forma ser originários de um determinado website, aplicativo ou mídia digital (por exemplo vídeo).

Porque é importante utilizá-lo?

Atualmente quando um anunciante compra mídia programática, ele não possui a garantia de que os espaços publicitários que comprou foram cedidos de forma legítima pelos veículos. Com a utilização do Ads.txt, isso muda.

O primeiro passo para começar a utilizar é simples e pode ser feito com o bloco de notas do seu computador.

Um simples arquivo de texto chamado de Ads.txt é criado e com as informações inseridas nele pode esclarecer quais são os parceiros autorizados a comercializar os espaços publicitários de cada veículo e evitar a compra de algum inventário “fake” ou ilegítimo.

Quais são as informações que devem ser incluídas no ads.txt?

No arquivo ads.txt é necessário que tenha uma linha para cada vendedor autorizado e cada linha possui 4 conjuntos de dados, separados por vírgula, sendo que os 3 primeiros são obrigatórios e o último é opcional.
<Dado #1>, <Dado #2>, <Dado #3>, <Dado #4>
  • <Dado #1>: Obrigatório. Nome do domínio do sistema de publicidade. Por exemplo, para as contas do Google o domínio é sempre google.com;
  • <Dado #2>: Obrigatório. ID da conta do editor, ou seja o identificador associado à conta do vendedor/revendedor. Geralmente este campo é o Publisher ID. Para contas do Google, neste link você pode encontrar maiores informações de como entrar este ID:
  • <Dado #3>: Obrigatório. Tipo de Conta. DIRECT (proprietário do conteúdo) ou RESELLER (o editor autorizou outra entidade a controlar a conta exibida).
  • <Dado #4>: Opcional. ID de autoridade de certificação. ID que identifica de forma exclusiva o sistema de publicidade dentro de uma autoridade de certificação. Por exemplo, para contas de editor do Google o ID do TAG é f08c47fec0942fa0.

Exemplo do conteúdo do arquivo ads.txt para editores que trabalham com produtos do Google:

google.com, pub-0000000000000000, DIRECT, f08c47fec0942fa0
google.com, pub-0000000000000000, RESELLER, f08c47fec0942fa0

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