Search Engine Optimization - SEO

Você sabe o que é SEO?

Atualmente, a concorrência no mercado é alta e possibilita ao cliente ter diversas opções para adquirir um produto ou serviço. E com essa variedade toda de empresas, umas das primeiras ferramentas que o cliente utiliza são os sites de busca, como Google, Bing, Yahoo e etc, seja para pesquisar empresas que oferecem o serviço desejado ou para realizar uma comparação entre as empresas X ou Y.

É nesse momento que o posicionamento das empresas na listagem desses sites de busca é algo crucial.

Quanto melhor seu ranqueamento, melhor para seus negócios, uma vez que o cliente buscará nas empresas mais bem colocadas nela. E como fazer tal façanha? Simples, usando e abusando do SEO.

E o SEO (Search Engine Optimization), nada mais é do que um conjunto de estratégias para otimizar o rankeamento nos motores de buscas, ou seja, potencializar e expandir o posicionamento do site ou loja virtual nos sites de busca.

Para que tudo dê certo, é preciso planejar o seu SEO, ou seja, entender bem o perfil do seu cliente, mapeando suas necessidades e com isso descobrir como esse usuário busca o que deseja pela internet.

Depois do planejamento feito, chega o momento de se executar essa estratégia toda. E para isso, você precisa escolher qual tecnologia fará tal ação, ou seja, qual ferramenta vai ajudar a atender seu objetivo. Hoje temos algumas ferramentas que prestam um excelente suporte para atender essa demanda. Tais como, Google Analytics Google Keyword, Vejamos, Google Trends, Sem Rush, Ahrefs e outros.

Obviamente que para realizar essa execução do SEO, o seu site ou loja virtual precisa estar bem desenvolvido e de uma forma organizada, para que os buscadores possam “ler” o site de forma ágil e completa, possibilitando assim a compreensão do que realmente cada página do seu site quer demonstrar.

A criação de conteúdo também faz parte da execução e é algo que eu acredito ser o principal desse processo todo. E para esse aspecto, algo que quero enfatizar é que para sua empresa ou produtos estejam bem ranqueados, seu conteúdo precisa ser original e ter uma base bem feita com as palavras chaves que deseja ser encontradas. Afinal, sites ou blogs que copiam conteúdos estão fadados a falhar nessa otimização, sem contar na questão antiética.

Para reforçar ainda mais esse conteúdo, se faz necessário o uso de link building. Que na minha definição, é a tática de conseguir links de outros site que apontam para seu site ou até mesmo blog. É como se fosse uma recomendação do seu negócio, demonstrando a relevância que o seu site tem. E toda essa ação conta e muito na hora que o Google ranqueia as empresas.

Após a execução dessas ações, é chegado o momento de divulgar seu conteúdo de uma forma completa e bem estratégica, ampliando as possibilidades de visualização de seu conteúdo.

Depois disso, é hora de mensurar todo o resultado encontrado. Você terá resultados por ranqueamentos, e descobrirá quais ranqueamentos deram certo e os que precisam ser melhorados. Terá também resultado do tráfego obtido e obviamente, resultados por conversão para seus negócios.

Existem empresas que só fazem essa otimização dos seus negócios, o que é um grande erro. Pois você precisa saber como anda sua concorrência, como anda o ranqueamento dela e quais oportunidades sua empresa pode tirar dessa análise toda. Assim, faça comparativos periódicos e não fique para atrás.

A técnica do SEO funciona como um ciclo vicioso. Uma vez que, você planeja, executa e mensura todo o processo e depois disso, com essa otimização, se faz necessário colocar em prática as ações tomadas e realizar o ciclo de planejar, executar e mensurar novamente.

Guia de SEO ABRADi-SP

Guia de SEO ABRADi-SP

O Guia de SEO foi desenvolvido por especialistas de agências coligadas à Associação Paulista de Agentes Digitais – ABRADi-SP – para explicar ao mercado o que é o Search Engine Optimization – SEO, bem como para mostrar como esse serviço pode ajudar no crescimento de negócios e no aumento de vendas.

Nosso CEO, Rodrigo de Oliveira Neves, que também é Diretor da ABRADi-SP, coordenou a produção do guia.

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