O que é um gateway de pagamento?

Um Gateway de Pagamento é uma empresa de tecnologia, portanto a relação com as instituições bancárias é feita de forma a garantir o pleno funcionamento da conexão tecnológica da loja virtual com as operadoras financeiras.

Neste caso o lojista tem total liberdade para contratar apenas as bandeiras que os seus clientes mais utilizam e, principalmente, negociar as taxas diretamente com as operadoras, obtendo consideráveis descontos conforme o seu volume de vendas.

De forma resumida, podemos dizer que o Gateway de Pagamento funciona da mesma forma que uma máquina de cartão de crédito em uma loja física. Ela está em sua loja, o cliente passa seu cartão, as informações vão para a operadora de cartões de crédito. Se tudo estiver correto, a operadora aprovará a compra, você será avisado instantaneamente, e o produto ou serviço será liberado para o cliente.

Por outro lado, um Gateway de Pagamento não possui o mesmo formato de garantia de um facilitador e por este motivo também não cobra comissão sobre a venda, apenas uma taxa única por transação que gira em média R$ 0,65, mas dependendo do volume de transações este valor pode cair bastante.

Outra desvantagem é que o lojista precisa realizar e administrar o contrato com cada Instituição Financeira que deseja disponibilizar como um meio de pagamento em sua loja, além de ser obrigatório a contratação de um sistema anti-fraude para a segurança do próprio lojista.

Um Gateway é recomendado para grandes empresas, com um volume grande de transações que justifique ter uma equipe especializada em segurança da informação e anti-fraude.

Comentários

comentário(s)