Afinal, o que é uma produtora digital?
Uma produtora digital é basicamente uma empresa de tecnologia especializada em planejar, desenvolver e suportar projetos do universo digital (ambientes web e mobile).
Ela é formada normalmente por uma equipe de gerentes de projetos, designers, arquitetos de informação, desenvolvedores, analistas de infra-estrutura, analistas de banco de dados e outros profissionais da área de tecnologia que em conjunto conseguem criar um projeto dentro das melhores práticas e padrões de qualidade.
Surgimento da produtora digital
Quando a web surgiu no Brasil, na década de 90, muitas empresas começaram a atuar neste segmento. Era uma grande oportunidade de mercado, pois, todas as empresas queriam ter um website e precisavam de uma outra empresa que conhecesse como entregar este serviço, então, surgiram as produtoras digitais.
Em resumo, a produtora digital recebia uma solicitação do cliente (que podemos falar que hoje é o nosso briefing), criavam o layout do site, programavam o HTML e por fim, publicavam o site para o cliente. Processo de produção em massa, estilo “fordista”.
Mas, sempre foi um receita de serviço job-a-job, ou seja, não existia uma receita recorrente. Para conseguir que os clientes começassem a pagar mensalmente por seus serviços, começaram a oferecer serviços de suporte e manutenção, assim como também hospedagem de site em parceria com provedores.
Divisão de produtora digital e agência digital
Com o passar dos anos a internet ficou cada vez mais acessível, e novas oportunidades de negócio surgiram, como a mídia online. A compra de mídia iniciou com a compra de banners em sites, sejam de nicho (público-alvo bem definido) ou grandes portais.
E com, com o crescimento da compra de mídia online, fez-se necessário criar especializações no oferecimento de serviços para os clientes e as demandas aumentaram, e neste momento, começaram a surgir as agências digitais, empresas que se especializaram em mídia e campanhas, ou seja, uma agência de marketing para o universo digital.
A partir deste momento, iniciou-se uma divisão de tipos de prestadores de serviço para o mercado: a produtora digital – empresa de tecnologia – e a agência digital – empresa de marketing.
Saiba mais sobre as diferenças entre uma produtora digital e agência digital.
Tipos de projetos de uma produtora digital
Abaixo você pode conferir alguns tipos de projetos desenvolvidos por uma produtora digital:
- Sites institucionais
- Sistemas web ou plataformas
- Aplicativos mobile
- Aplicativos para Facebook
- Hotsites promocionais
- Plataformas para Campanhas de Incentivo
- E-commerces
- Jogos
Trackbacks & Pingbacks
[…] é a diferença entre a Produtora Digital e a Fábrica de Software […]
Os comentários estão fechados.