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O site ficou pronto, terminei?

Desenvolvimento
O site ficou pronto: Terminei?

Não, o trabalho só começou. Há itens importantes a serem levados em consideração depois que o site estiver no ar.
Por Rodrigo de Oliveira Neves*

A criação de um produto digital envolve várias etapas e detalhes, trabalhados em um processo que pode levar mais de seis meses. Depois da árdua tarefa, o site vai ao ar, ou o aplicativo fica disponível para download. Tudo fica lindo em um momento que parece o fim de uma missão, correto? Errado! Inevitavelmente, esse produto necessitará de alguns ajustes, já que o aperfeiçoamento é um processo contínuo.

O tempo de vida de um produto fica mais curto com o grande número de informações em tempo real e o lançamento de novas tecnologias. A desatualização pode demorar um ano ou apenas dois meses, dependendo da complexidade.

Um e-commerce com muitos usuários depende de uma plataforma robusta para comportar a demanda, de forma rápida, evitando que o serviço fique indisponível. O acompanhamento é fundamental para manter o site no ar ou agir para repará-lo, mas também são importantes para identificar quem são os usuários e entender o que fazem no site, quantos compram, quem desiste, e principalmente, o porquê.

Uma forma eficiente de monitorar a performance de seu site é com o uso de ferramentas de análise. Essas ferramentas se tornam indispensáveis para analisar todas as métricas, como onde o usuário clicou, de onde veio, qual dispositivo foi utilizado. Essas ferramentas conseguem determinar se está sendo seguido o funil de navegação – carrinho, checkout e conversão, ou em que momento ele abandona sua compra e quais seus prováveis motivos.

Veja agora três aspectos importantes para orientar a mensuração e análise de desempenho do site, para saber como ele está indo e o que você pode aprimorar:

1 -O design funciona?

O Teste A/B, é uma das metodologias para analisar e entender como o consumidor acessa o site. Consiste basicamente em colocar duas versões do mesmo conteúdo no ar, com algumas alterações estratégicas em cada uma delas, e verificar qual traz melhor resultado. Nesse exercício, tenta-se mudar as posições dos links, por exemplo, ou o tamanho para chamar a atenção, entre outras funcionalidades, e verifica-se se os acessos aumentam, permanecem ou diminuem. Se mesmo com as mudanças de layout a conversão não cresce, é necessário partir para uma investigação mais apurada, fazendo uma pesquisa com o seu usuário.

2- O público encontra?

Quando trata-se de um novo e-commerce o monitoramento de performance deve vir depois da divulgação – o site fresco precisa ser divulgado para ser acessado. As ferramentas mais indicadas são e-mail marketing, links patrocinados, banners online e o SEO – Search Engine Optimization, também conhecido como serviço de otimização de busca. É preciso fazer com que o usuário vá ao endereço, por meio de técnicas de compra de espaço ou publicação de conteúdo eficiente e relevante. Em um e-commerce, um produto bem explicado, com fotos em alta resolução e detalhes técnicos ajudam a fomentar o interesse do consumidor.

Entretanto, vale lembrar que cada uma dessas estratégias de divulgação também envolvem métricas a serem analisadas periodicamente, seja isoladamente ou cruzando com informações de outros canais.

3- Onde divulgar?

Outra dúvida comum entre os donos de sites é como fazer a divulgação. Muitos acreditam que colocar um anúncio na TV em horário nobre traz um retorno gigantesco à marca, mas a mensuração dos resultados é muito mais difícil na mídia offline do que pela Internet. É importante fazer um estudo detalhado antes de escolher, para não perder verba.

Uma veiculação na TV pode ou não atingir o público que deseja, e os resultados podem ser mensurados pela quantidade de acessos por volta daquele horário. Já o retorno nas redes sociais mais estratégicas para o seu negócio pode ser muito maior, por período integral. Portanto, o acompanhamento é fundamental para definir onde destinar os recursos financeiros.

Não deixar o projeto morrer

Reuniões mensais ou trimestrais de acompanhamento entre empresa e agências responsáveis fazem parte do processo para estudar o que está bom, o que está ruim, criar produtos novos, cases e notícias que ajudem a vender. Acompanhar o trabalho é manter o site vivo e ampliar resultados.

O site é o coração da maioria das estratégias digitais, por isso é tão importante estar sempre atualizado e com uma boa estrutura. Erros, lentidão no carregamento e uma experiência ruim para o usuário podem afastar os possíveis compradores que foram atraídos por diferentes canais. Dessa forma, mesmo com uma boa estratégia, todo seu investimento em mídia pode ser jogado no lixo, já que os usuários atraídos para o seu site não irão concluir a ação desejada, devido ao baixo desempenho do seu site.

Conheça agora 6 métricas para avaliar o desempenho do seu site e descubra se ele está atendendo de forma correta aos objetivos propostos. 

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