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Planejamento de projeto – Ganhe produtividade e lucro

Planejamento de projeto

A criação de um produto digital que traga bons resultados – seja um website, hotsite, aplicativo ou peça para rede social – envolve muito mais do que apenas a criatividade e mão na massa. Esta é apenas a etapa intermediária de um processo que começa com um bom planejamento de projeto.

A atual prática do mercado encara o planejamento como um ponto de partida do desenvolvimento, com o preço embutido no projeto e muitas vezes sem a devida atenção e dedicação.

Entretanto, é esse o momento de estudar com mais afinco as necessidades do cliente para criar o escopo mais detalhado e gerar entendimento real do projeto. São perguntas como “qual o objetivo, o público-alvo, a linguagem utilizada ou os serviços oferecidos”, por exemplo, que vão nortear todo processo de criação.

Realmente, planejamento de projeto, principalmente no ambiente digital, não é um trabalho fácil e não deve ser encarado como cortesia por empresas de produção digital, pois até mesmo o cliente tem a perder com isto. Somente esta fase pode durar facilmente entre 30 e 180 dias, dependendo da complexidade do projeto.

Se esta etapa for bem realizada, evita diversos desgastes com o cliente, já que é possível fazer a mensuração do custo real do projeto.

Com um bom planejamento de projeto não há estouro no orçamento, que ocorre ao identificar novas necessidades durante o desenvolvimento que demandam a inclusão de outras funcionalidades no meio do caminho.

Isto sendo colocado em prática, também não perderemos meses de trabalho com um produto recusado por estar diferente do esperado e também será mais precisa a entrega com a expectativa do cliente e do usuário real do projeto.

Confira cinco passos para um bom planejamento de projeto:

  1. Identifique as necessidades do cliente: o que ele faz, onde ele quer chegar e em quanto tempo;
  2. Estabeleça um planejamento em fases e um cronograma, criando uma hierarquia de informações e metas, com prevenção de ajustes ao final de cada etapa;
  3. Entenda o mercado da empresa ou marca, realizando pesquisas com usuários, colaboradores, parceiros e até concorrentes;
  4. Estude os recursos que mais funcionam ou não com o público da empresa e defina a melhor plataforma para alcançar os resultados;
  5. Aloque um especialista na empresa do cliente, se necessário. Imersão é fundamental.

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