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Por que usar e-mail marketing?

Usar e-mail marketing

Segundo uma pesquisa recente feita pela Radicati Group já temos mais de 2.6 bilhões de usuários de e-mail por todo o mundo e até 2020 teremos cerca de mais de 3 bilhões. Este argumento já é bem importante para entendermos do porque usar e-mail marketing.

Hoje em dia o e-mail é algo extremamente pessoal. Ninguém mais gosta de receber SPAM e se um usuário forneceu de alguma forma o seu e-mail para sua empresa, significa que ele tem interesse em receber informações sobre ela mas cabe a você definir o melhor jeito de usá-la, podendo ser positivo e engajar ainda mais o usuário com sua marca, afastá-lo se fizer mal uso, ou apenas ignorar a vontade de estabelecer um relacionamento.

Abaixo segue alguns fatos importantes que responderão nossa pergunta: Por que usar e-mail marketing?

Motivos para usar e-mail marketing

 

Baixo custo

Em comparação com outros canais de comunicação, os valores pagos para campanhas de e-mail marketing são ínfimos se comparados com rádio, televisão, links patrocinados ou mídia paga em sites.

Segmentação

Com o e-mail marketing é possível ter uma segmentação muito mais assertiva. Você pode criar diferentes maneiras de opt-in ou classificação do seu cliente e com isto já criar uma base de contatos muito bem segmentado possibilitando o disparo de peças melhores e que proporcionam mais conversão, por exemplo, enviar um e-mail com um código promocional no dia do aniversário do cliente ou de uma lista de produtos que sabemos que o cliente tem interesse.

Mensuração

Mensuração é um dos principais fatores que fazem do e-mail uma ferramenta muito poderosa. Com o avanço das plataformas de disparo hoje é possível verificar diversos pontos de conversão e entender se a campanha está sendo efetiva ou não e assim aprimorá-la. Os pontos de conversão de um e-mail são:

  • Entregabilidade – É a capacidade que sua ferramenta ou peça possui para permitir que realmente a mensagem seja entregue ao usuário final. Um dos pontos que influencia é ter um base de contatos eficiente;
  • Abertura – Outro ponto à ser medido é a taxa de abertura do seu e-mail. Ele pode até ter sido entregue, mas o usuário abrir é outra coisa. Esta taxa está diretamente ligada ao assunto do e-mail.
  • Clique – É o que podemos medir se realmente atraímos a atenção do usuário e se levamos ele para o nosso site;
  • Conversão – Sucesso de nossa campanha. A conversão pode ser porque o usuário comprou o produto, preencheu um formulário, fez download de um arquivo ou simplesmente leu o conteúdo na íntegra. São vários os tipos de conversão, mas é importante colocar em sua planilha de metas para verificar se a campanha está realmente trazendo resultados.

Imediatismo

Uma das grandes vantagens em usar e-mail marketing é criar o senso de urgência nos usuários. Na maioria das vezes uma chamada tentadora com um link direto para a venda são o suficiente para que em poucos minutos um consumidor feche uma venda.

Todo mundo tem e usa muito

Se você tem internet, tem e-mail. Segundo a Fourth Souce, 92% dos usuários na internet tem pelo menos 1 (uma) conta de e-mail e 72% checam cerca de 6 vezes sua caixa de entrada por dia.

Credibilidade

Todo mundo só faz negócio em quem conhece e confia. O e-mail ajuda a proporcionar conteúdo relevante, informativo e que auxiliar a transmitir credibilidade da marca para seus clientes (ou potenciais clientes).

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