Porque devo atualizar o WordPress?

atualizar o wordpress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou como mais conhecido, CMS – Content Management System) incrivelmente flexível e que está em constante atualização, seja por novas funcionalidades ou por questões de segurança. Estes dois motivos já são mais que suficientes para você decidir atualizar o WordPress mas iremos explicar melhor neste artigo.

Bom, se o seu site já foi desenvolvido utilizando WordPress você fez a escolha certa. Claro que existem outros CMS no mercado e que atendem necessidades específicas, porém, para entendermos um pouco a dimensão de uso do WordPress podemos verificar o gráfico de MarketShare disponibilizado pela Datanyze.

 

Marketshare CMS

Fonte: https://www.datanyze.com/market-share/cms/

Por que devo atualizar o WordPress?

Existem quatro principais razões para você atualizar o WordPress, são elas:

  1. Correção de falhas: o WordPress está em constante atualização e é normal que algum release saia com alguns problemas. Por este motivo, existem atualizações menores que corrigem eventuais falhas. É importante ficar atento;
  2. Performance: cada atualização traz um ganho em performance significativa, tornando o sistema mais rápido e mais eficiente, tanto para a experiência do usuário quanto para um bom trabalho de SEO;
  3. Funcionalidades: cada nova atualização do WordPress, muitas novos recursos são incorporados para seguirem as tendências de mercado. Se você possui uma versão muito antiga, provavelmente não terá acesso a vários recursos que facilitam a administração diária.
  4. Compatibilidade: Assim como novas funcionalidades, existem plugins que são compatíveis apenas com as versões mais novas;

O meu site poderá quebrar?

Existe chances significativas de isto ocorrer, por isto é sempre bom ter um contrato de suporte e manutenção com uma empresa especializada, pois, ela executará os procedimentos corretos para cada atualização.

Em todo caso, é altamente recomendado que seja feito um backup completo antes de atualizar o WordPress. Este backup envolve tanto os arquivos quanto o banco de dados.

Como atualizar o WordPress:

O WordPress em seu site possui um tutorial de como atualizar o WordPress de 2 maneiras:

  • Atualização automática
  • Atualização manual em três passos

Para visualizar o tutorial, acesse este link: https://codex.wordpress.org/pt-br:Atualizando_o_WordPress

Outras dicas

  • Nunca atualize o WordPress assim que uma nova versão for lançada. Aguarde a estabilidade da versão, pois, os plugins utilizados ou o próprio tema poderão parar de funcionar.
  • Você pode acompanhar as atualizações disponíveis do WodPress neste link: https://wordpress.org/news/category/releases/

 

 

Comentários

comentário(s)