Porque fazer uma campanha de incentivo
Publicado em 16/06/2017 às 23h02, por: Rodrigo Neves
Como já sabemos, os profissionais contemporâneos estão cada vez mais exigentes e buscando sempre melhores oportunidades, seja profissional ou pessoal. E aliando essas três vertentes, as empresas estão buscando mecanismos para incentivar e motivar seus funcionários para um resultado empresarial melhor. Saiba neste artigo porque fazer uma campanha de incentivo é importante.
Afinal, porque fazer uma campanha de incentivo…
Uma das ações que muitas empresas tomam para conseguir essa motivação é a criação de campanhas de incentivo.
Como o nome já diz, é uma campanha para incentivar os colaboradores, para atingir um resultado proposto, através de premiações.
Eu costumo dizer que quanto mais campanhas de incentivo a empresa faz, melhor será o relacionamento com os funcionários. Uma vez que, se criará um relacionamento de confiança e reconhecimento de ambas partes. Será uma ação de feedback automática, sem ruído entre as comunicações, e também sem injustiças ou “puxa-saquismos” empresariais.
Instigue seus funcionários, oferecendo para eles desafios e exiba que você está ali para premiar os que querem evoluir e ajudar sua empresa com resultados sempre melhores e positivos. Acredite, não existe nada melhor do que ser premiado pela sua capacidade e desenvoltura.
Planeje e deixe claro os objetivos
As etapas para planejar e executar uma campanha de incentivo são várias e precisam ser muito bem organizadas.
Dessa maneira, a campanha precisa ter clareza no objetivo que ela quer alcançar, para que todas as partes envolvidas saibam o propósito dela e possam juntos, oferecer e receber o melhor pelas suas ações.
Quando a empresa se propõe em lançar uma campanha de incentivo, ela precisa fazer a medição do resultado de sua equipe de uma forma assertiva. Precisa explorar a técnica utilizada da melhor maneira possível, para que o resultado não coloque sombra no resultado final da ação.
Defina o tempo de sua campanha
No planejamento da ação, tenha fechado o tempo que sua campanha durará. Com isso, seus funcionários saberão até quando a ação que eles estão participando durará e poderão aperfeiçoar seus desempenhos para alcançar o resultado proposto e consecutivamente, a premiação oferecida.
Deixe claro quais são as premiações
Desde os primórdios da sua campanha, tenha e deixe claro qual será a premiação que você oferecerá, para que você possa ser claro e franco com seus colaboradores. Mostrando para eles que você já tem uma proposta de incentivo bem estruturada e assim, quer um desempenho à altura de sua premiação e campanha.
O seu orçamento precisa ser flexível e se adequar com sua realidade. E eu sempre gosto de ressaltar que apenas ofereça uma premiação em dinheiro nos últimos casos. E digo isso, pois essa atitude pode ser vista como uma “compra” de um desempenho melhor dos seus funcionários.
Não se esqueça da regulamentação da campanha
Lembrando que toda distribuição de prêmio deve ser regulamentada por lei do Governo Federal. Assim, enfatizo que é muito importante verificar as legislações vigentes e como segui-las, para que sua campanha de incentivo não seja prejudicada e passe a imagem de que sua empresa busca alternativas não regulamentadas para incentivar seus colaboradores.
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