Porque uma agência precisa de uma produtora digital?

Agência precisa de uma produtora digital

Este artigo irá te mostrar como foi a evolução da relação entre agências e produtoras digitais e alguns motivos pelos quais, nos tempos atuais, uma agência precisa de uma produtora digital.

Com o objetivo de ampliar o leque de produtos e aumentar o faturamento, as agências de comunicação, com o início da era digital passaram a oferecer também soluções online para os clientes.

Se por um lado elas conseguiram entrar no mundo virtual, por outro passaram a sofrer com a constante atualização tecnológica – o que impede de alçar voos maiores.

No entanto, há profissionais do mercado de comunicação que não tem conhecimento adequado para montar sites, desenvolver aplicativos ou cuidar da programação de serviços digitais. Seu know-how é voltado para a elaboração de novas campanhas com objetivo de trazer resultados com base na estratégia do seu cliente. A parte tecnológica fica habitualmente para uma empresa de tecnologia.

Assim, cada um cuida do próprio core business: os publicitários podem focar especificamente na criação, deixando o desenvolvimento para quem é especialista.

Ao longo dos anos 2000, as agências começaram a incorporar empresas de produção digital ou até mesmo contratar especialistas em tecnologia de informação. Porém, encontrar os profissionais com potencial digital exige paciência e dedicação das companhias.

Para evitar perda de tempo e dinheiro, ganha força a terceirização da produção digital nas agências de publicidade e comunicação que hoje em dia corresponde a 59% do serviço mais terceirizado, segundo Censo de 2015/2016 da Agência Sys.

É mais fácil contratar uma empresa a ter um colaborador fixo. Não só pelas questões econômicas, em que se poupam encargos trabalhistas, mas também pela certeza de estabelecer uma parceira que enxerga cada projeto como um cliente a ser conquistado.

Delegar funções é mais do que economizar e se livrar de problemas. Agora, é parte da estratégia para garantir o crescimento saudável das companhias. Hoje, as agências precisam cada vez mais de empresas especializadas em produção digital para continuarem fazendo a diferença no mundo digital e ter acesso à enorme gama de tecnologias e possibilidades que este enorme universo possui e se atualiza todos os dias.

Benefícios da parceria

Podemos então destacar abaixo os principais motivos pelos quais uma agência precisa de uma produtora digital para alavancar seus negócios:

  • Know-how: Assim como qualquer empresa, para se ter sucesso no meio em que se está atuando é necessário estar sempre antenado com as tendências, soluções e particularidades do seu setor. Quando tem um leque de atuação abrangente, acaba não se especializando e aprimorando no que faz de melhor. Por este motivo, ter um parceiro de tecnologia (uma produtora digital) é muito importante. Enquanto a agência foca em aumentar sua especialização na área que atua melhor, conta com um parceiro que faz o mesmo para lhe atender com qualidade.
  • Produtividade: A produtividade é uma das características mais marcantes. Ao terceirizar projetos, ganha-se escalabilidade de entrega por utilizar empresas com profissionais especializados e dedicados para executar determinadas atividades.
  • Custo: Não é necessário ter inúmeros colaboradores com especialidades distintas, ter gestores para gerenciar cada equipe e ainda gastar com infra-estrutura para cada funcionário. O gasto é sazonal, somente quando se tem um projeto em andamento. Se no momento não existe um projeto à ser desenvolvido, também não existe custo mensal ou custos com rescisão de equipe.

Comentários

comentário(s)