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Produtos relacionados e Vendas cruzadas no Magento

O Magento Commerce tem três funções que apesar de sua simplicidade causam muitas dúvidas. De certa forma, na verdade elas têm o mesmo objetivo: fazer sua loja vender mais. Essas funções são as exibições de produtos relacionados, vendas agregadas e vendas cruzadas. As imagens foram feitas com base na loja demonstrativa do Magento, ou seja,é possível conferir ‘in-loco’, clicando direto na página do produto Chair.

1) Produtos relacionados

Produtos relacionados são aqueles que são comprados em conjunto com o produto exibido. No tema padrão do Magento, eles aparecem na lateral e já trazem uma opção para serem selecionados e colocados simultaneamente no carrinho. Quando você faz a relação entre um produto e seus relacionados, deve ter em mente que eles são complementares e não uma venda de algo mais caro ou de um produto que não tenha nada a ver com o produto original.

tela com os produtos relacionados no Magento - imagem: André GugliottiSão bons exemplos de produtos relacionados uma máquina qualquer e peças utilizadas constantemente nessa máquina, um aparelho de telefone celular e uma capa ou acessórios ou um DVD Player e cabos auxiliares ou até mesmo discos com filmes.

2) Vendas agregadas

Vendas agregadas são aqueles produtos que substituirão a compra do produto exibido, ou seja, se o cliente comprar um produto exibido no espaço de vendas agregadas, ele deixará de comprar o produto originalmente visto, pois ele perderá o interesse. O maior objetivo dessa função é aumentar o tíquete médio do carrinho, fazendo com que o cliente compre um produto mais caro do que o originalmente desejado. Um exemplo para isso é a exibição de uma televisão de 42″ em uma página que apresenta uma televisão de 32″.

Vendas agregadas na tela do Magento - imagem: André GugliottiNa tela do produto, elas são exibidas abaixo da descrição completa, pois presume-se que o cliente precisa realmente estar interessado naquele produto para que possa ser convidado a conhecer um produto mais caro. Dois erros são comuns no uso dessa função: o primeiro é colocar produtos que não guardam relação direta com o produto original; o segundo é colocar valores muito diferentes do preço original. Se uma pessoa está vendo um produto de R$ 100,00, não faz sentido oferecer um produto que custe dez vezes mais.

3) Vendas cruzadas

Por último, as vendas cruzadas só são vistas pelo cliente no carrinho de compras. Apesar de ele poder ser entendido como um misto das duas anteriores, ele é usado para apresentar sugestões de produtos para o cliente, conforme os produtos que ele tenha colocado no carrinho, e é onde há mais espaço para apresentar produtos que não guardam uma relação muito próxima com os produtos originais.

Vendas cruzadas no carrinho do Magento - imagem: André GugliottiInfelizmente, as três funções apresentadas são manuais, ou seja, não tem inteligência para apresentar os produtos conforme as escolhas do cliente. Elas devem ser configuradas na lateral da página de edição do produto, vinculando manualmente quais produtos serão relacionados, quais serão alvo de vendas agregadas e quais serão objeto de vendas cruzadas.

Já há módulos que fazem isso de modo automático, mas ainda não estão suficientemente testados, além de necessitarem de um volume razoável de vendas para terem uma base de dados que permite vínculos corretos. Aliás, um cliente de porte comprou um desses módulos e está testando. Vou acompanhar a ferramenta e quando tiver uma opinião formada, faço um review aqui no blog.

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