Saiba quais são as tendências de e-commerce para 2018
Publicado em 03/01/2018 às 0h19, por: Rodrigo Neves
O ano começou! Você já tem idéia de quais são as tendências de e-commerce para 2018?
O e-commerce brasileiro é um dos setores que continua em constante expansão no país. Não é à toa, a internet é cada vez mais abrangente e os novos consumidores, geralmente, possuem boa experiência com compras online. Para os empreendedores, é uma excelente forma de disseminar produtos e serviços de marcas que almejam o alcance do topo no mercado.
Estar inserido nesta dinâmica é fundamental para garantir boas colocações, entretanto, somente criar um e-commerce não basta, é preciso estar sempre atento às novidades deste setor para maximizar resultados. Desenvolvemos este conteúdo para que você fique por dentro das tendências de e-commerce e saiba como criar um negócio online de sucesso!
Vamos lá!
3 Tendências de e-commerce para 2018
1) Mobile
Seguindo a premissa da atualidade, a população (a nível mundial) tem mais acesso aos dispositivos móveis do que no passado, esse fator indica que as pessoas passam quase que a maior parte do tempo conectadas e, segundo dados de pesquisa, 24,2% dos ecommerces brasileiros possuem sites adaptados para mobile. Este é de fato, um dado que aponta que o acesso por aparelhos móveis tem sido responsável pela maior parte do tráfego online, logo, os ecommerces que estão na busca por relevância acabam se apropriando e aprimorando o acesso mobile, que é uma importante tendência para os ecommerces.
Leia este artigo: O poder do mobile para aumentar as vendas Ecommerce
2) Mídias sociais
As mídias sociais são instrumentos pertinentes a serem utilizados para estreitar a relação com o cliente, criando um vínculo sólido e de confiança, sendo apontado como um excelente canal de comunicação. Segundo dados levantados, o uso de mídias sociais pelo comércio eletrônico em 2017 alcançou 72,43%, tornando as mídias sociais um excelente mecanismo de comunicação, que permitem às lojas desenvolverem estratégias de divulgação eficientes, e que se adequam ao seu porte. As campanhas são ótimas maneiras de divulgar marcas e alcançar clientes.
3) Criação de aplicativo próprio
Esta tendência é ideal sobretudo para as redes de alimentos, o comércio eletrônico de alimentos se apropria cada vez mais deste recurso, e surte bom efeito aos negócios. Uma ferramenta própria é extremamente importante para proporcionar boa experiência aos clientes, pela facilidade, praticidade e eficiência. A partir de aplicativos o cliente terá fácil alcance aos produtos oferecidos pelo seu negócio.
Inaugure um e-commerce de sucesso
São muitas as vantagens em torno da criação de um ecommerce, sobretudo devido ao custo benefício. O segmento tem crescido consideravelmente, cerca de 20% ao ano, representando 5% a 7% do varejo no país. Embora ainda tenha muito a ser melhorado, pensar em um ecommerce como oportunidade de negócio é uma ótima opção para empreendedores.
Um empreendedor atualizado e preparado, consegue lançar uma loja virtual gastando em torno de R$ 100 por mês. O que se deve ter em mente é o fato de que entrar no negócio pode ser muito fácil, contudo se manter e, o mais importante se sobressair entre tantos outros ecommerces pode ser um pouco mais complicado.
Para ter um início de sucesso, sem correr o risco de não conseguir seguir em frente, aqui vão 5 dicas para um ecommerce de sucesso.
1 – Seu negócio é coisa séria
Muitas pessoas criam um ecommerce na intenção de possuir uma segunda renda, e isso não é o problema, o problema está em não dar a devida atenção para que o negócio evolua. Ter uma loja virtual demanda tempo, caso queira se destacar das demais e sempre conquistar novos clientes, sem perder os que já estão com você.
Empreendedorismo digital é saber que não existe um horário certo para solucionar possíveis problemas, é ter que responder e-mails, acompanhar as compras feitas no site, se atualizar, buscar referências, estar atento as redes sociais e afins. Quem leva o negócio a sério consegue se destacar no mercado digital.
2 – Seja a solução
Para possuir um negócio interessante, seja produto ou serviço, é preciso saber o desejo de compra do seu cliente. Seu produto precisa ser a solução que o seu cliente necessita, geralmente quem busca pela internet já tem uma noção do que precisa, basta que você o leve na direção correta, ter todas as informações em apenas um clique e ser capaz de mostrar o porquê você é o mais indicado para oferecer esse tipo de produto.
3 – Crie conteúdo
As pessoas têm buscado cada vez mais por informação, apenas fotos com preços não convencem mais ninguém, é preciso estar preparado, um bom ecommerce também deve possuir a função de gerar conteúdos, agregando informações para seus clientes.
Este fator é muito importante para que o cliente esteja engajado com a marca, assim como é possível conseguir o redirecionamento dos sites de busca, facilitando o acesso a loja virtual.
4 – Automatize o máximo possível
Essa é uma excelente opção para quem quer ter sua loja virtual, mas possui poucos recursos. No início é muito comum fazer tudo sozinho, usam um espaço pequeno para armazenar produtos e tantas outras coisas, isso as vezes pode se tornar uma dor de cabeça, porque não é fácil administrar sem a ajuda de ninguém. Existem algumas empresas especializadas quando o assunto é logística, ou até mesmo gestão, terceirizar as vezes pode sair bem mais barato e não deixa de ser uma boa opção.
5 – Tenha estratégias de marketing específicas
É normal no início querer investir todo o dinheiro em publicidade, já que é a forma imediata de gerar mais cliques. Entretanto, um investimento não pensado pode custar caro futuramente. A forma ideal de marketing é aquela que se adequa ao seu tipo de negócio, ao seu público alvo, e suas intenções, ou seja, os anúncios podem até gerar um resultado imediato, mas e a estratégia para longo prazo como ficaria?
Pensar em estratégias específicas mostram foco, e geralmente mostram resultados bem mais concretos ao seu tipo de ecommerce.
Leia também – Inbound Marketing: marketing de atração para novos consumidores
Tendências que farão toda diferença
Todos os dias o mercado digital tem lançado novidades, tendências para ampliar as chances de negócio e as facilidades para empreendedores e clientes. Estar atento a essas novidades podem garantir o sucesso do seu ecommerce.
Aplicar alguns pontos pode fazer toda diferença na sua loja virtual, e garantir um ano de muita rentabilidade e destaque nos mecanismos de busca.
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