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Sete maneiras de atrair clientes com suas campanhas de e-mail

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Semanas atrás, por volta do dia de Saint Patrick, vi esse post no blog da Mailify e achei que valeria a pena reproduzi-lo aqui. São sete dicas para atrair clientes com suas campanhas de e-mail. Como sempre, ao reproduzir artigos de outros blogs, trago meus pitacos.

Você quer atrair clientes e não sabe como? Considere o envio de e-mails como uma poderosa ferramenta para comunicar com seu público. Não, eu ainda não mudei de ideia sobre o envio indiscriminado de e-mails e não estou dizendo pra você começar a fazer isso. O que recomendo é que pense seriamente em construir uma lista qualificada de e-mails, com pessoas que têm interesse em seu produto e que se inscreveram voluntariamente em sua loja.

O que fazer para montar campanhas de e-mails mais atraentes e efetivas? Aqui estão sete dicas para você aproveitar nas próximas campanhas.

E-mails mais atraentes - imagem: Mailify/Reprodução

1) Forte personalização

Insira o nome do cliente (isso é muito fácil) e monte listas segmentadas (isso não é tão fácil). À medida que sua lista crescer, tente segmentá-la por faixa de idade, por produtos comprados, por interesses de forma que você possa enviar e-mails personalizados para os grupos diferentes de pessoas.

Com isso, a chance de que seu e-mail seja lido e que o destinatário interaja com o conteúdo, levando a visitas e vendas é bem maior que simplesmente mandar o mesmo e-mail para todos. Tente também verificar quais são os melhores horários de resposta, de modo a enviar os e-mails nesses horários.

2) Histórias de sucesso

Mescle promoções com conteúdo informativo. Nada melhor que boas histórias de sucesso para motivar seus leitores, afinal, eles querem saber que outras pessoas já compraram seus produtos, que gostaram deles e como interagiram com o produto, como aquele produto resolveu o problema de um determinado consumidor.

3) Conduza o cliente

Lembre-se de como é a compra em uma loja física. Se o cliente se perde, há um vendedor ou funcionário para orientá-lo. Se o cliente está em dúvida, há sempre um vendedor atento para guiá-lo. Isso acontece porque precisamos de orientação, precisamos de alguém que nos indique o caminho e sugira nossos passos. Seus e-mails devem ter um propósito, devem conduzir o cliente a uma determinada ação.

4) Conteúdo visual

É muito melhor um conteúdo com pouco texto e com imagens significativas, do que longos e longos parágrafos, cansativos, com palavras difíceis e com informação em excesso. Dito isso, concordo com o pessoal da Mailify. Mas atenção, imagens demais são um problema no e-mail já que por padrão, os softwares de leitura de e-mails não exibem as imagens – para vê-las, o leitor precisa clicar em um botão “Exibir as imagens”.

Se o leitor não clicar, ele não verá a mensagem corretamente e ela não terá efeito. A saída é mesclar poucas imagens contundentes com um texto claro e preciso. Além disso, coloque o link para que o e-mail possa ser visualizado no navegador, onde o conteúdo será exibido corretamente desde a abertura da página.

5) Exclusividade

Quer uma motivação maior para comprar um produto de que a sensação de que ele é exclusivo? Se você sabe que poucas pessoas terão aquele produto, ou aquele desconto, ou aquela condição, ou aquela série especial, etc, há grandes chances de que você se sinta motivado a comprar. Portanto, segmente sua lista e trate bem os melhores consumidores, dando vantagens reais.

Fique de olho apenas para que a exclusividade seja verdadeira e que esteja de acordo com as expectativas dos clientes. Senão, você morrerá na praia com uma exclusividade que ninguém dá valor.

6) Monte um conteúdo que esclareça o cliente

Esse é o tópico mais estranho da lista original e de difícil tradução. De qualquer forma, seja esclarecedor em seu conteúdo, por exemplo, criando uma lista de informações no e-mail, levando conteúdo que faça com que o cliente se interesse e aprenda com seus e-mails. A compra seria uma consequência.

7) Envie promoções

É claro, não perca a chance de mandar algumas promoções para seus clientes. Não apenas promoções! E-mails apenas com promoções provavelmente irão para o lixo.

E você, qual a sua dica para melhorar as campanhas de e-mail marketing? Os comentários estão abertos.

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