Siglas de E-commerce

Siglas de E-commerce

Muitas vezes quando vamos nos aventurar em um lugar ou conviver com pessoas diferentes de nós, o inicio, muitas vezes, não é fácil. Isso porque precisamos interagir com a nova situação, e para isso acontecer, é necessário desenvolver assuntos que ambas as partes conhecem. E no mundo do e-commerce isso não é diferente. É preciso entender, nem que seja o mínimo, da linguagem desse mundo virtual.

E para ingressar no amplo mercado do e-commerce, você deve estar preparado para se comunicar de uma forma clara e também entender essa linguagem que muitas vezes, pode ser bem técnica.

Dessa maneira, criamos este conteúdo para te auxiliar de uma forma objetiva e de fácil compreensão, trazendo as siglas mais utilizadas desse mundo virtual, para que você possa se integrar nessa comunidade tão expansiva.

Plataforma Open Source é a plataforma de licença de código aberto, ou seja, você terá acesso aos códigos fontes da loja, podendo modelar, estruturar o site conforme desejado e fazendo isso livremente. Esse tipo de plataforma oferece uma enorme gama de possibilidades para criação e desenvolvimento da sua loja virtual. Um exemplo de plataforma de Open Source que podemos citar é o Magento.

Plataforma Proprietária é a plataforma que não disponibiliza os códigos fontes para os clientes, assim, qualquer customização e melhoria desejada, precisará ser aprovada pela empresa que a desenvolveu, e se aprovada, a mesma empresa irá implementar sua melhoria e essa ação poderá envolver custos. A 00K e-business tools é um exemplo de plataforma proprietária. Atualmente a maioria das plataformas proprietárias utilizam o conceito SaaS.

SaaS (Software as a Service) é o conceito que nos referimos a um site que oferece um serviço online, que automaticamente, não se faz necessário estar instalado no computador. Para utilizar esse modelo é precisa pagá-lo mensalmente. Algumas empresas realizam a cobrança com base em planos fixos, porém outras utilizam o modelo CPV (custo por venda), assim, você paga um valor mínimo de utilização, mas, conforme o site vende, a plataforma retêm um percentual. Uma plataforma que utiliza esse conceito é a Vtex.

ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão), basicamente, esse sistema integra todos os departamentos da empresa, garantindo o gerenciamento da organização e automatizando os processos administrativos. Utilizando esse sistema, sua empresa evita possíveis falhas humanas e retrabalhos, sem contar na agilidade dos processos. As empresas KPL e ERPFlex são dois destaques em relação a sistema ERP.

KPI (Key Performance Indicator), nada mais é do que uma medição de desempenho para determinado processo, ou seja, gerando indicadores e medindo seu resultado.

API (Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos), nada mais é que um conjunto de padrões e instruções de programação para acesso a um aplicativo, interligando diversas funções em um site. Muitas plataformas informam que disponibilizam uma API de Integração., o que significa que eles possuem um interface que possibilita por meio de chamadas especificas, aplicar, consultar, inserir, alterar e excluir informações entre os sistemas.

ROI (Retorno de Investimento), como o nome diz, é o retorno que você tem do investimento feito. Ou seja, é feito para medir o rendimento de um investimento realizado. Para calcular o ROI, basta fazermos a operação:

ganho adquirido, menos (–) valor do investimento e dividido (÷) pelo valor do investimento.

No momento em que alguém te questionar sobre o Budget, saiba que ela se refere ao orçamento periódico de uma empresa, onde são inseridas receitas, despesas, as variáveis de custos, definindo assim um plano de contas.

O termo Retargeting, é uma ação que exibe banners online baseado no histórico de sua navegação. Sendo uma ação para recuperar leads que não efetivaram a transação no seu site. Os anúncios do retargeting são específicos, ou seja, mostrarão os produtos que o usuário pesquisou.

Já o termo Remarketing, é a mesma ação de banners online que atinge os usuários que visitaram seu site, porém não efetivaram a compra, Os anúncios utilizados no remarketing são genéricos, ou seja, não apenas do produto que você pesquisou, mas sim de outros produtos de sua loja.

Taxa de conversão é o elo entre o número de visitas ao seu site e o número de compras que essas visitas proporcionaram. Essa taxa ajuda e muito suas estratégias e planejamentos, uma vez que ela mostra se esse conjunto está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado para atrair mais leads para sua loja. Uma ótima ferramenta para medir essa taxa é o Google Analytics, obviamente, se configurado e implementado corretamente.

Ao começar o manuseio com as plataformas de e-commerce, você se deparará com o SKU (Stock Keeping Unit), que é um identificador especifico de um produto, ou em outras palavras, um número que identifica o produto, auxiliando assim no estoque de sua loja virtual.

Teste A/B é utilizado no processo de finalização de sua loja virtual, que na verdade são duas versões da mesma página, porém com elementos diferentes, com o objetivo de saber qual versão apresentará o resultado mais assertivo e satisfatório. Também existe a possibilidade de utilizar o teste A/B para os e-mails marketing enviados, que consiste em separar uma pequena parcela da sua lista de contato e enviar para ela duas campanhas diferentes, e assim obter o resultado desejado, como por exemplo, descobrir qual o melhor horário para enviar a campanha ou o melhor assunto para ser abordado.

Para o mundo do e-commerce, o termo B2B (Business-to-business), se destina a definir transações comerciais entre empresas. Ou seja, uma empresa comercializa seus serviços para outra empresa.

Se você quer um mapeamento detalhado das suas vendas, dos produtos mais vendidos e dos parceiros que realizam maior direcionamento para sua loja, a UTM (Urchin Tracking Module) é que fará isso. Pois graças ao tagueamento das URLs, você saberá de onde seus clientes estão vindo, e assim, conseguirá criar estratégicas de marketing com mais assertividade.

O termo CSS (Cascading Style Sheets) é o estilo responsável pela apresentação dos documentos escritos com linguagem de marcação, como HTML, tendo como benefício, criar a separação entre formado e conteúdo de um documento.

Ao buscar segurança nas operações virtuais, você ouvirá o termo SSL (Secure Sockets Layer ou Camada de Conexão Segura), que são protocolos criptográficos de segurança para a comunicação virtual, seja para e-mail, navegação de páginas e etc. Permitindo que o cliente, junto do servidor, troque informações com total segurança. Por exemplo, ao usar uma página de web, é como se o cliente buscasse junto ao navegador por confirmações, tais como, se o certificado enviado é confiável, válido e também se o certificado está relacionado com o site que o enviou.

Em relação ao FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos), saiba que é uma opção assertiva e rápida de transferência de arquivos. Essa forma é uma das mais utilizadas na internet. Mas se alguém te questionar sobre o Servidor FTP, nada mais é do que um servidor que oferece através de uma rede de computadores, um serviço de acesso a um risco rígido ou servidor. O Acesso a ele será feito mediante a login e senha.

Para conhecimento, saiba que Template é uma página com pré-configuração e são atualizadas por meio de formulários.

Quando falamos em Carossel, queremos dizer sobre aquelas imagens rotativas da loja virtual.

BI (Business Intelligence ou Inteligência Empresarial), sendo o processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações para oferecer suporte para a gestão de negócios. Para tal ação usamos softwares, tais como, ETL, Datawarehouse, ferramenas OLAP, Data Mining e etc.

Se numa entrevista de emprego ou conversa, te perguntarem sobre SEO (Search Engine Optimization), explique que é um conjunto de estratégias para otimizar os motores de buscas, ou seja, potencializar e expandir o posicionamento do site ou loja virtual nos sites de busca.

E para finalizar, temos o TAG Manager (gerenciador de tags), que permite você inserir ou atualizar tags no seu site ou aplicativo para celular de forma fácil e gratuita. Com isso, você terá facilidade em descobrir quais páginas do seu site foram vistas, por quem, quando e o tempo dessa ação.

Como o mundo do e-commerce é vasto, não deixe de se atualizar e aprofundar seus conhecimentos.

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