,

Site mobile ou site responsivo? Entenda as diferenças

Site mobile ou site responsivo

Site mobile ou site responsivo? Qual opção escolher e porque é importante ter um site mobile-friendly, ou seja, amigável para os dispositivos móveis? Vou responder todas estas dúvidas neste artigo.

Porque devo ter um site mobile ou responsivo?

Segundo o IBGE, em 2016, pela primeira vez no Brasil o uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador. Não é de se surpreender com esta informação já que sabemos que o número de celulares já ultrapassou também o número de habitantes há muito mais tempo.

Você pode ver a notícia na íntegra aqui.

A banda larga móvel está ficando cada vez mais acessível e o smartphone já virou uma extensão do corpo humano.

A navegação por sites pelo celular está em uma crescente exponencial e, em alguns setores, o maior percentual de acessos medidos pelo analytics já é de dispositivos móveis.

Diante deste cenário, é impossível não ter a certeza que você precisa ter um site mobile-friendly.

O que é um site mobile-friendly?

Sites mobile-friendly são sites desenvolvidos para proporcionar para o usuário final uma experiência de uso mais adequada ao dispositivo utilizado, no caso, o celular ou tablet. Os elementos são organizados de uma forma que permita uma navegação mais fluída, seja pela sua disposição, seja pelo ajuste no tamanho para o correto ponto de toque.

O Google mesmo, desde 21 de Abril de 2015, iniciou um processo para apresentar em seu buscador os resultados onde o site está corretamente adaptado para o dispositivo utilizado. Saiba mais sobre neste artigo.

Qual é a diferença entre site mobile ou site responsivo?

Na hora de desenvolver o seu site existem duas opções para deixar o seu site mobile-friendly. Você pode criar um site que chamamos de site mobile ou criar um site que é denominado como site responsivo. Entenda agora a diferença de cada um.

Site mobile ou versão mobile

Quando é escolhido o desenvolvimento de uma versão mobile do site temos que ter a ciência que será feito exatamente dois designs para o mesmo projeto e consequentemente também a parte de programação é dobrada, pois, é necessário aplicar todos os recursos que estão presentes na versão desktop também na versão mobile.

Em muitos casos o site mobile fica em um subdomínio, por exemplo “http://mobile.seusite.com.br”. Neste caso, assim que você acessa o site, a programação verifica que você está acessando de um celular ou tablet e redireciona para o domínio do site mobile.

Mas também existe o caso que a programação identifica que o acesso é de um dispositivo móvel e ao invés de apresentar o site desktop, carrega o site mobile, não precisando fazer nenhum redirecionamento de URLs.

Este tipo de solução acaba aumentando o custo de desenvolvimento mas muitas vezes é necessária para determinados projetos.

Podemos então destacar as seguintes vantagens de um site mobile:

  • Usabilidade: Proporciona melhor experiência de uso;
  • Conversão: Por ter um design pensando exclusivamente para dispositivos móveis possuem maiores taxas de conversão;
  • Performance: Os sites mobile tendem a carregar mais rápido do que sites responsivos pois possuem menos códigos e conteúdos à serem adaptados;

Site responsivo ou design responsivo

Um site responsivo nada mais é do que utilizar os recursos de HTML, CSS e Javascript para adequar o mesmo layout para vários tamanhos de tela.

Este tipo de técnica além de permitir que o usuário tenha uma ótima experiência na navegação independente do seu dispositivo também reduz o investimento, pois, é mais barata do que criar um site mobile.

Podemos então destacar as seguintes vantagens no desenvolvimento de um site responsivo:

  • Manutenção: Não é necessário manter duas versões, com seus respectivos códigos e elementos;
  • Custo: Por não ser necessário criar duas versões, logo, fica mais em conta o investimento. Claro que temos que levar em consideração um site desenvolvido do zero. Dependendo do tipo de site, adaptá-lo pro responsivo pode ser mais caro que fazer uma versão mobile.

Afinal, qual é a melhor solução?

Não existem melhor solução entre site mobile ou site responsivo. Uma técnica não compete com a outra e sim, atendem necessidades para cada tipo de projeto.

Por este motivo é importante contar com um parceiro de tecnologia que ajude a definir a melhor solução.

Mas uma coisa é certa, com o avanço do uso de internet por dispositivos móveis, se o seu site ainda não mobile-friendly, comece agora mesmo a mudar isto.

 

Comentários

comentário(s)