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Social Proof

Social Proof

Como já sabemos, vivemos no “boom” das mídias sociais, onde as pessoas se conectam cada vez mais e buscam aumentar a interação oferecida pelas redes sociais. Porém não é apenas de interação e conectividade que vive o mundo da internet.

Com o avanço da tecnologia e o maior engajamento de todos, muitas vezes as pessoas tomam decisões graças as mídias sociais. Seja para ler algo, comprar um produto ou até mesmo para se sentirem acolhidas ou parte de um especifico grupo. Sem contar que essas mesmas mídias ditam regras, tendências, virais e, se analisarmos bem, estão entre os canais que conseguem e influenciam a grande massa.

Dessa maneira, vou abordar um assunto que está sempre vigente nas redes sociais e que, algumas vezes, passa despercebido, porém é muito utilizado, que é a social proof.

Para explicar a social proof de uma forma simples e assertiva, preciso que você recorde da vez que foi realizar uma compra na internet, e antes de realizá-la, você buscou informações e recomendações sobre o produto e empresa. Ou até daquela vez que leu uma resenha de um livro sobre como aumentar seu e-commerce em pouco tempo. Sem citar, aquele momento que você navegou na internet coletando opiniões de outras pessoas para comprar o carro que todos estavam falando. Ou seja, social proof nada mais é do que uma técnica para fazer com que as pessoas tomem decisões, baseando-se nas decisões de outras, sejam elas conhecidas ou não.

Pense nesse momento, se você estiver para escolher entre dois restaurantes e um deles tem uma fila enorme e outro apenas com poucas pessoas, qual deles você escolheria? Ou quando quer comprar um produto de um determinado e-commerce, você lê ou não os comentários e avaliações disponíveis?

Duas grandes empresas oferecem muito essa experiência da social proof. Tanto o MercadoLivre quanto a Amazon nos trazem avaliações e comentários para que possamos decidir se o produto que estamos interessados, suprirá, através de outras experiências, nossas expectativas.

Mas a social proof não tem apenas um lado positivo. Ela pode acarretar em distanciar muitos clientes de seu negócio. Como? Desenvolvendo uma social proof negativa, com diversas experiências insatisfatórias e com total falta de qualidade.

Muitos empreendedores não se deram conta ainda da poderosa arma para o marketing e conversão de clientes que a social proof oferece. Dessa maneira, implemente e alimente essa técnica em suas transações e faça com que seus clientes decidam que sua empresa é a melhor para o que eles necessitam e desejam.

Para extrair o máximo dessa técnica insira em seu e-commerce opções de reviewes, comentários, frases informativas com o número de clientes satisfeitos com o seu produto ou serviço. Quanto mais você demonstrar que muitas pessoas estão satisfeitas com o que você tem para oferecer, mais outras tomaram a decisão de escolher sua empresa. Seja para montar um site ou até mesmo para escrever um artigo.

Utilize a social proof cada vez mais e consiga atrair o maior número de pessoas para o seu negócio, mas não se esquecendo que uma excelente social proof só funciona com uma excelente base de qualidade.
Por fim, faça com que as pessoas falem (bem) do seu negócio e seja um viral (de sucesso) constante no mundo do e-commerce.

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