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Sua loja já está pronta para o Dia das Mães?

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Dia das Mães - imagem: PhotoAlto/Antoine ArraouNo outro fim de semana, já é o Dia das Mães! É claro que sua loja já está trabalhando o tema desde a metade de abril, mostrando ao seu cliente que o Dia das Mães já está aí e que está na hora de ele comprar o presente dela e que ele pode gastar e que a mãe dele merece e assim por diante. Se não está, passou da hora e anote isso no seu caderno para não esquecer na próxima data (aliás, mais uns dias e está na hora de cuidar das promoções do Dia dos Namorados e depois do Dia dos Pais e das Crianças e assim por diante).

Tendo ou não tendo utilizado uma estratégia específica para a data até agora, chegou a hora de usá-la. Você pode vender mais nessa última semana antes do Dia das Mães, basta se planejar e botar a mão na massa. Algumas das coisas que eu vou falar nesse artigo, o Magento já faz diretamente do painel. Se a sua plataforma não faz, verifique com o seu prestador de serviços como fazer.

A única coisa que você não pode fazer é achar que a sua concorrência também ficará com os braços cruzados. Dá trabalho vender, mas vale a pena. Mãos à obra!

1) Pense nas promoções que você pode fazer

Quando eu digo promoção, eu não me refiro à preço com desconto. Essa é uma das possibilidades, mas não a única. Dê uma olhada nas vendas que sua loja fez do começo do ano pra cá e verifique como os seus clientes estão se comportando. Há algum produto que tenha vendas expressivas? Você consegue identificar a causa que faz com que esse produto venda mais? Há alguma margem para um desconto ou talvez um frete grátis para esse produto? Ele pode ser usado para estimular a venda de outros produtos relacionados? Faça o mesmo com o mês de abril do ano passado. Lembre-se se naquela época você fez alguma promoção em sua loja e quais os resultados.

Agora que você já tem um panorama geral das suas vendas, pense quem quais produtos você pode usar para alavancar as vendas para as mamães. Faça uma lista com 3 produtos potenciais, não mais do que isso, até porque o tempo é curto e você deve focar no que pode dar mais resultados. Em cima desses 3 produtos, separe outros produtos que posssam ser usados como produtos relacionados. Em seguida, pense qual é a vantagem que você pode oferecer para que seu cliente sinta-se atraído a comprar aqueles produtos. Será um desconto fixo ou em porcentagem, um frete grátis ou um desconto em outro produto?

No Magento, você pode ter acesso aos relatórios de vendas diretamente no painel, em Relatórios -> Pedidos.

2) Decida como você fará a promoção

Sua loja tem volume de visitas suficiente para que você anuncie essa promoção apenas na página principal? Ou você terá que investir em campanhas como links patrocinados ou newsletters? Como atingir seus fãs nas redes sociais como Facebook ou Twitter e como eles responderão? Você consegue ativar os amigos de seus fãs para que eles também se transforme em compradores e fãs de sua loja?

Levante quem é o público e como você vai atingi-lo para determinar os meios de campanha e como a campanha em si será. O ideal seria uma agência que pudesse bolar uma campanha criativa e preparar o material, mas como agências estão fora do alcance das micro e pequenas empresas e o tempo é curto, bote a sua cabeça pra funcionar, coloque-se no lugar de seu cliente e novamente pense como ele se sentiria atraído para sua promoção. Utilize também a ferramenta de descontos do Magento para dar promoções no catálogo e gerar cupons de desconto para seus clientes.

3) Prepare-se para atender a demanda

Você quer vender! Provavelmente, já pensou em como vai atender a sua demanda, na hora em que eles responderem ao seu anúncio. Se não pensou, perdoe-me, talvez eu tivesse que ter falado isso no começo do artigo. Mas agora é tarde. Vá atrás do seu fornecedor e providencie o estoque necessário para atender os seus clientes e já deixe uma “linha de estoque de reserva” engatilhada.

Prepare-se para processar os pedidos, cuidar da logística e enviar os produtos para os clientes a tempo de que eles possam presentear suas mães. Conforme o dia em que a venda for feita, você consegue entregar sem grandes sustos, mas se o endereço do cliente for distante e o tempo for exíguo, deixe isso bem claro pra ele antes da compra. Nada pior do que comprar algo pra presentear e não conseguir fazer isso por causa da entrega que atrasou.

Dica: se você tem uma estrutura que consegue atender clientes de última hora, prepare-se para isso! E divulgue, tanto na loja, como utilizando ferramentas como o Google Adwords. Conte para o seu cliente que “vendas feitas até tal hora terão entrega garantida em SP”, por exemplo. E cumpra isso.

4) Monitore o que está acontecendo

Não me lembro ao certo, mas se não me engano o volume de vendas no Dia das Mães só é menor que o Natal. Se você fizer as promoções certas, há grandes chances de sua loja ter um aumento expressivo no número de visitas e no de vendas. Nessa semana, monitore ativamente sua loja, seu servidor, sua área de logística. É uma semana para trabalhar na frente do computador, olhando a visitação do site online, acompanhando os movimentos da concorrência, verificando os seus tempos de expedição e avaliando seus clientes e sua satisfação.

Mantenha sua equipe de suporte ao servidor atenta, pois 10 minutos fora do ar podem significar grandes prejuízos. Outra coisa importante é monitorar o estoque e as campanhas do Google Adwords, se você não tem isso integrado via API, pra impedir que cliques sejam gastos com produtos esgotados, por exemplo.

5) Use a experiência adquirida para a próxima data festiva

Já disse: o Dia dos Namorados está aí e a hora de começar a planejá-lo é agora. O que você fez de certo, o que fez de errado e o que pode ser melhorado? Tudo funciona melhor se for planejado com antecedência, mas a adrenalina às vezes ajuda!

O que você vai fazer para a sua campanha de Dia das Mães que possa ser compartilhado? Conte pra gente.

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