Trabalhando com B2B no Magento
Publicado em 26/08/2013 às 14h27, por: Andre Gugliotti
Você tem uma loja virtual Magento, que atende perfeitamente o seu público consumidor final, aqueles que compram em quantidades ditas como “normais”, um ou dois itens de cada produto, para uso próprio e de repente começa a pensar como seria bom se você pudesse também vender em grandes quantidades, já que é representante de uma marca no Brasil ou tem um acordo com o fabricante para comprar em quantidades maiores. Você já ouviu falar de módulos como o Cart2Quote, que permite automatizar os orçamentos em sua loja, e sabe que o Magento permite a separação de clientes comuns e lojistas mas tem dúvidas sobre como fazer isso. Esse post não vai resolver todas as suas dúvidas, mas espero que a partir dele você tenha um caminho a seguir.
Então, se você quer utilizar sua loja Magento para vender para varejistas e clientes que compram em grande quantidade, tenha em mente os seguintes tópicos:
1) vale a pena ter lojas separadas para clientes finais e varejistas?
Esse é o tipo da pergunta que tem a resposta “depende”. Você deve separar os ambientes – e portanto, trabalhar clientes finais e clientes que compram em grande quantidade em lojas separadas – quando eles têm um comportamento muito diferente. Lembre-se que você utiliza as múltiplas lojas no Magento para atender melhor o seu público, entregando em cada loja o que cada tipo de consumidor procura. Assim, se há uma diferença grande de comportamento entre o seu público consumidor e o que eles estão buscando são coisas diferentes, vale a pena separar em lojas diferentes (ainda que dentro do mesmo domínio). Se não, se a única questão é a quantidade comprada e o preço praticado, utilize a mesma loja e otimize sua estrutura.
2) trabalhando os grupos de clientes
O Magento tem a funcionalidade de separar nativamente os clientes em grupos: você pode definir quantos grupos quiser e colocar quantos clientes quiser dentro deles (lembrando que um cliente só pode pertencer a um único grupo). Apesar de parecer muito simples – a tela de cadastro e edição de grupos de clientes tem apenas dois campos, o nome do grupo e a classe de impostos a qual ele pertence -, a ferramenta é poderosa, pois através dos grupos de clientes você pode estabelecer condições de promoção, dando descontos em quantidades ou métodos de envio e pagamento.
Quando começar a trabalhar em sua loja como atacadista, defina os grupos de clientes que você atenderá e como cada grupo será atendido. Com isso, basta cadastrar os grupos e suas respectivas promoções que sua loja já estará pronta para diferenciá-los.
3) vinculando os clientes a seus grupos
O Magento pode vincular um cliente automaticamente a um grupo, em novos cadastros, mas não é exatamente o que vai atender você. Uma forma possível de organizar o cadastro de seus novos clientes é manual: primeiro, o cliente cadastra-se normalmente na loja virtual. Em seguida, através de um formulário, ele envia a documentação necessária para revisão pela equipe da loja. Se aprovado o cadastro, o cliente é movido do grupo Comum para o grupo desejado pelo próprio painel. A partir daí, ele passa a ter acesso às condições oferecidas ao seu grupo.
4) trabalhando preços e promoções
De uma forma sucinta, há três formas para que você possa diferenciar os preços e condições dentro de sua loja virtual Magento: a primeira, introduzida na versão 1.7, é o preço por grupo, direto na página do produto. Ali você pode inserir preços diferenciados para cada grupo de clientes, permitindo que cada produto tenha o seu preço para cada tipo de cliente. A segunda forma é inserir preços por faixas de quantidade, também na página do produto. Com isso, você pode fazer promoções (para todos os clientes) oferecendo 10% de desconto a quem comprar mais de 5 unidades, 20% a quem comprar mais de 12 unidades e assim por diante.
A última forma é o mecanismo de promoções do Magento, no menu Promoções. Todas as regras de promoção, seja em catálogo (que valem para todos os produtos, antes de serem colocados no carrinho), como em carrinho (válidas a partir do momento em que o carrinho atende às condições propostas), podem ser segmentadas por grupo de clientes. Então, é possível oferecer 10% de desconto a todos os clientes do grupo “Atacadista” que comprarem mais de R$ 10.000,00 e utilizarem o método de pagamento “Faturado 28 dias” ou entrega grátis a todos os clientes do grupo “Varejista” que comprarem mais de R$ 5.000,00 e 50 itens no carrinho.
Uma última palavra: só há uma coisa que não é possível nativamente no Magento. Não é possível (pelo menos não encontrei até agora) exibir métodos de envio e pagamento apenas para determinados grupos de clientes. Isso impede que você cadastre um método de pagamento “Faturado 28 dias” e ele esteja visível apenas para o grupo de clientes “Varejista”.
.comentários